Volvo testa sistema de freios regenerativos

Montadora estima uma redução de 20% no consumo de combustível com a tecnologia

Volvo Flywheel KERS | Imagem: divulgação

Referência no desenvolvimento de novos equipamentos para segurança, a Volvo Cars também se arrisca a ousar em outras áreas. A marca sueca divulgou nesta semana que está testando um sistema de freios regenerativos no mesmo estilo do KERS usado nos carros de Fórmula 1. Segunda a montadora, o emprego do novo equipamento pode render ao veículo uma economia de até 20% no consumo de combustível. Mas como funciona?

Quando o carro freia os discos do sistema geram uma enorme quantidade de energia cinética, que é a quantidade de trabalho realizado para diminuir a velocidade de um objeto. A Volvo criou um sistema que acumula essa energia e a transforma em força centrífuga. O equipamento, que vai ligado a um câmbio CVT, usa o que se chama de “volante de inércia”, que gira até 60.000 rpm, fornecendo propulsão para o carro em arrancadas. É o mesmo principio, por exemplo, de um carrinho de fricção.

Segundo a Volvo, a energia do equipamento é disparada nas rodas traseira gera o equivalente a 80 cavalos de potência a mais. Além disso, a marca afirma que a instalação do componente é relativamente simples, pois não ocupa muito espaço e pesa apenas 6 kg. Entretanto, a marca nórdica ainda não divulgou quando o equipamento será aplicado em seus veículos de linha. O vídeo abaixa mostra mais do funcionamento do Volvo Flywheel KERS:

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções