Volvo V40 chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2013

Novo hatch da marca sueca tem airbag no capô para proteger pedestres em atropelamentos

Volvo V40 | Imagem: Volvo

A Volvo Cars traçou um novo plano para crescer e, principalmente, aparecer no mercado brasileiro. Segundo Paulo Solti, presidente da marca sueca no Brasil, a marca lançará um “carro totalmente inédito” por ano nos próximos cinco anos e abrirá uma concessionária por mês nos próximos 24 meses – a rede atual da fabricante no País conta com 21 lojas.

O primeiro veículo parte da nova estratégia será o hatch de luxo V40, que, de acordo com Hernane Faria, gerente de produto da Volvo no Brasil, desembarca no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2013.

Considerado um dos automóveis mais seguros da atualidade, o V40 possui uma vasta lista de equipamentos de segurança, que vão muito além de airbags e freios ABS, itens triviais nos carros da Volvo. O modelo vem com o sistema City Safety, que realiza frenagens de emergência automáticas a até 50 km/h para evitar ou diminuir os danos em colisões típicas de distração no trânsito, e o detector de pedestres, que também freia o carro sozinho para evitar atropelamentos. O ponto alto do veículo é o “airbag para pedestres”, uma bolsa inflável no capô desenvolvida para minimizar o risco de lesões em pessoas que venham a ser atropeladas. Fora isso, há também controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

A divisão brasileira da Volvo ainda não definiu quais serão as opções de motorização para o V40 no Brasil, mas o mais provável deve ser a adoção dos motores com injeção direta de gasolina 1.6 de 150 cv ou 180 cv e o 2.5 T5 de 254 cv, todos com transmissão automática de seis marchas.

Antes de chegar ao mercado, o V40 dará o ar de sua graça no Salão do Automóvel de São Paulo, entre 24 de outubro e 4 de novembro. A marca confirmou a presença do carro no evento em comunicado divulgado em agosto.