A Volkswagen escolheu o Qatar, um dos países que mais exploram petróleo no mundo, para apresentar o XL1, automóvel que em breve poderá ser o mais econômico do planeta. O modelo, revelado no Qatar Motor Show nesta quarta-feira (26), é o terceiro protótipo da série de veículos supereficientes que a VW vem desenvolvendo desde 2002. Mas desta vez, a novidade está próxima de se tornar realidade. Segundo a marca, o carro chegará às ruas da Europa, ainda em caráter experimental, a partir de 2013.

E o modelo tem tudo para fazer sucesso. Segundo a Volks, o conjunto mecânico híbrido do XL1, composto por um motor 0.8 TDI de 48 cv associado a outro elétrico com mais 27 cv, consome somente um litro de diesel a cada 111 km percorridos. O baixo consumo do carro também é alcançado graças à ajuda do câmbio DSG de 7 velocidades com dupla embreagem, que efetua as trocas de marchas praticamente sem perda de potência, e a construção do veículo basicamente em fibra de carbono, o que o torna muito leve: ele pesa apenas 795 kg.

O desempenho do XL1 também fica na média dos carros comuns. Conforme divulga a marca, o veículo cumpre o 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinge 160 km/h. Já seu nível de emissões de CO2, ainda segundo a VW, é de 24 g por quilômetro rodado e suas baterias de lítio lhe garantem uma autonomia de até 35 km rodando somente no modo elétrico.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|