VW atualiza visual do jipão Touareg

Maior SUV da marca também recebe novas soluções para gastar menos combustível

Volkswagen Touareg 2015 | Imagem: VW

De olho no mercado chinês, que não para de crescer, a Volkswagen vai levar para o Salão de Pequim, no final deste mês, a linha 2015 do jipão Touareg. As novidades incluem mudanças no design externo e na cabine e atualizações na parte mecânica para economizar combustível.

O visual muda na parte frontal, que ganhou mais dois filetes cromados na grade e os faróis foram escurecidos. Na traseira a única mudança é o acréscimo de um filete cromado que acompanha todo o para-choque. No mais, o modelo ainda tem novas opções de cores e rodas, com opções de aro 17 a 20 polegadas.

Veja mais: Volkswagen revela jipe-conversível T-Roc

Já a cabine do maior SUV da VW não recebeu nenhuma alteração no design ou posicionamento dos comandos. A novidade fica por conta das novas cores do acabamento, como o marrom com bege das imagens. Em contrapartida a central multimídia do veículo agora tem acesso à internet, o que permite interagir em redes sociais ou fugir do trânsito com ajuda de aplicativos associados ao navegador GPS.

A novidade por baixo do capô é um sistema que desacopla o câmbio do motor quando o motorista tira o pé do acelerador. É uma espécie de “banguela” moderda, que ajuda a economizar combustível ao eliminar a “perda parasita” causada entre o contato constante entre o propulsor e transmissão. Além desse recurso, o Touareg 2015 também tem pneus de baixo atrito de rolagem, melhorias aerodinâmicas e atualizações no câmbio automático sequencial de 8 marchas. E tem mais.

Avaliação: Touareg V8 é opção de luxo para quem quer gastar menos

O sistema Stop/Start do novo Touareg é o primeiro que desliga o motor com o veículo ainda em movimento, a 7 km/h. O aparelho antevê um momento de frenagem e antes que o carro pare completamente o motor já foi desativado para diminuir a perda de combustível. Ao aliviar o freio, a ignição é ativada. De acordo com a VW, essa combinação de tecnologias rende ao modelo uma economia em consumo de até 6%.

As opções de motorização para o Touareg 2015 são as mesmas da linha anterior. A gama começa com o motor turbodiesel 3.0 V6 em versões de 204 cv e 248 cv, segue com a versão 4.2 V8 TSI (turbo com injeção direta de gasolina) e encerra com o modelo híbrido que combina o motor 3.0 V6 TDI com outro elétrico para gerar até 380 cv – segundo a VW pode carregar um reboque de 3.500 kg.

A VW ainda incluiu em todas as versões no jipão faróis bi-xenônio e sistema pós-colisão, que freia o veículo após um acidente para evitar colisões secundárias.

A montadora ainda não divulgou quando o novo Touareg começa a ser vendido, tampouco seu preço.