VW Golf completa 40 anos

Modelo mais vendido da marca soma mais de 30 milhões de unidades em sete gerações

Volkswagen lançou a primeira geração do Golf em 1974 | Imagem: Divulgação

O Golf, atualmente o principal carro da Volkswagen em termos globais, está fazendo aniversário neste sábado (29)! O veículo acaba de completar 40 anos de existência.

Lançado em 1974 para substituir o Fusca na Europa, o Golf (junto do Passat) inaugurou uma nova concepção mecânica na engenharia da VW, com motor dianteiro transversal e tração dianteira. Até então, a montadora só desenvolvia veículos com motor traseiro e tração traseira. E o resultado deu certo, tanto que a montadora já vendeu mais de 30 milhões de unidades do carro ao longo dessas quatro décadas.

Sete gerações

O primeiro Golf foi desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro e um dos principais destaques no desenho era o formato largo das colunas C, detalhe que foi repetido em todas as gerações do veículo. Com o passar do tempo, o modelo também foi crescendo, evoluindo de compacto para hatch médio.

A segunda geração do Golf, de 1983, foi o primeiro carro da VW a receber sistema de freios ABS (em 1986). Já a terceira linha, lançada em 1993, foi a primeira a incorporar airbags frontais, item que nessa época era oferecido somente em carros de luxo.

Na quarta geração o design do Golf foi totalmente reformulado e o modelo abandonou as linhas “quadradonas” e adotou um formato mais “cristalizado”. O Golf V adotou pela primeira vez airbags laterais e suspensão traseira independente, levado o modelo a um novo patamar de sofisticação. 

A sexta geração foi a que menos mudou em relação a anterior, ao menos na parte visual. Já a parte mecânica trouxe inovações importantes, com motores auxiliados por turbo e injeção direta de combustível. Com essa combinação de tecnologias foi possível diminuir o tamanho dos motores, para gastar menos combustível, gerando a mesma potência ou até números superiores.

Com tanta experiência adquirida em diversas gerações, o Golf VII pode ser considerado um dos melhores automóveis da atualidade, com tecnologias de ponta na área de segurança e motorização, além do design apurado. Em pouco tempo de mercado o carro conquistou diversos prêmios e manteve o posto de carro mais vendido da VW. Essa geração também foi a primeira a receber motorizações híbrida e até elétrica.

Golf no Brasil

A história do Golf no Brasil intercala momentos de glória com situações embaraçosas. O carro, então na terceira geração, desembarcou pela primeira vez no mercado nacional em 1993 importado do México e logo virou referência no segmento dos hatch médios. Foi oferecido em versões esportivas e conversível até ser aposentado em 1999, quando a VW iniciou a produção nacional do Golf IV.

Quando chegou ao mercado, o Golf IV arrasou com a concorrência e durante anos foi o líder absoluto do segmento. Mas o tempo passava e o carro não mudava no Brasil. Ao mesmo tempo, as gerações foram avançando na Europa. Nesse meio tempo, em 2007, o modelo passou por uma reestilização “caseira”. Mas já era tarde demais, o carro estava defasado comparado aos rivais e a VW não esboçava nenhuma reação.

A reação demorou da marca demorou, mas uma hora chegou. Sendo assim, a Golf à venda no Brasil saltou da quarta geração direto para a sétima, chegando em um momento de transição no segmento, com os concorrentes também se atualizando. E o carro vem agradando, mesmo com preço salgado. A versão atual vem da Alemanha, mas em breve o carro também será fabricado no País, o que deverá ajudar a reduzir seus preços no mercado nacional. Vida longa ao Golf!

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas