VW Golf elétrico é lançado na Europa

Modelo tem motor de 115 cv, autonomia de 190 km e vem com oito anos de garantia

Na Europa, o preço sugerido é de 34.900 euros. | Imagem: Divulgação

A Volkswagen iniciou na Europa as vendas de mais uma versão do Golf, desta vez elétrica – o modelo já coleciona uma série extensa de configurações: movido a gasolina, a diesel, com motor aspirado, turbo, com tração integral, híbrida, entre outras. O novo e-Golf chega primeiramente na Alemanha, com o intuito de ser a principal aposta da marca no segmento de carros verdes (a marca oferece ainda uma versão elétrica do compacto Up!).

O motor elétrico entrega 115 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, enquanto a bateria de íons de lítio tem capacidade de 24,2 kWh. Segundo a marca, dependendo das condições de condução, o modelo tem um alcance estimado entre 130 e 190 km. No entanto, outro ponto que impressiona é a garantia de 8 anos, ou o equivalente a 160 mil quilômetros para a bateria. Já desempenho é o esperado para um modelo elétrico, o 0 a 100 km/h é realizado em 10,4 segundos.

O modelo possui três modos de condução: Normal, Eco e Eco-. No modo Normal, toda a potência está disponível, o que o faz alcançar os 140 km/h de velocidade máxima. Já no modo Eco, a potência é reduzida para 93 cv e o hatch atinge a velocidade máxima de 120 km/h, enquanto no modo Eco- a potência é reduzida para 73 cv e a curva de resposta de pedal do acelerador torna-se mais plana. Neste modo, até o ar condicionado é desligado para poupar energia.

Veja também: Volkswagen Scirocco "proibido no Brasil", aparece em fotos na internet

De acordo com a Volkswagen, pode-se fazer a recarga em tomadas domésticas (de 220V) em 5 horas. No entanto, em tomadas trifásicas o tempo de recarga fica reduzido a apenas 20 minutos. Na Alemanha, o hatch está sendo vendido por 34.900 euros, o equivalente a cerca de R$ 114.000 sem incluir os impostos. Em breve, o modelo começará a ser oferecido em outros países.