VW Golf ganha versão esportiva ecológica

Edição GTE tem motorização híbrida de 201 cv que faz o carro percorrer 65 km/l

Volkswagen Golf GTE é um esportivo super econômico | Imagem: Divulgação

Os automóveis estão mais eficientes a cada dia. Consumindo menos combustível para se locomoverem por distâncias maiores, os carros que auxiliam na economia mensal de seus proprietários, além de poluírem menos, são muitas vezes aqueles que ficam menos tempo parados nos estandes das concessionárias.
 
De olho nesse consumidor consciente, mas que também não quer abrir mão do desempenho, a Volkswagen lançou o novo Golf GTE. Membro da família GTI, o Golf GTE é um híbrido que tem a incrível capacidade de cumprir mais de 65 km gastando apenas um litro de gasolina.

Mas carros econômicos já foram apresentados antes. O Toyota Prius, por exemplo, o híbrido mais vendido do mundo e atual carro mais econômico no consumo de combustível à venda no Brasil, faz uma média de 15,2 km/l, isso ainda levando em consideração que o modelo tem 138 cv.

Já com o Golf GTE a história é um pouco diferente. Alinhando um motor 1.4 turbo de 150 cv com um elétrico de 100 cv (nesse caso, as potências não são somadas), o Golf híbrido é capaz de gerar 201 cv, o que resulta em uma aceleração do 0 aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Sua velocidade máxima, segundo a Volkswagen, fica em 217 km/h.

Veja também: Volkswagen proibido no Brasil, Scirocco aparece na internet

Dentre seus outros pontos positivos, o Golf GTE é capaz de rodar em velocidades de até 130 km/h em modo 100% elétrico (o Ford Fusion Híbrido, por vias de comparação, alcança 100 km/h neste modo de propulsão). Mas nem tudo são flores - com apenas o motor elétrico em funcionamento, o Golf não rodará mais do que 50 quilômetros.

A recarga elétrica do híbrido, feita através de uma tomada na parte frontal do veículo, leva cerca de três horas e meia, de acordo com a VW.

Dentre as mudanças estéticas em relação aos outros modelos da família, o Golf GTE recebe diversos apliques em azul. Alavanca do câmbio, emblema do volante, detalhes nas portas, assim como filete da grade dianteira e detalhe nos faróis dianteiros estão enriquecidos com o tom.

O Golf GTE será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, evento que acontece a partir do inicio de março, na Suíça. A Volkswagen não informou o valor do modelo, nem se ele virá algum dia ao Brasil, o que é improvável.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções