VW lança Eco Up! na Europa

Versão ecológica com motor 1.0 pode rodar com gás natural, biometano ou gasolina

VW eco Up! | Imagem: VW

Os carros flex não são exclusividade do Brasil. Na Europa existem até automóveis com motorização tri-combustível, como é o caso do Eco Up!, que pode ser abastecido com gás natural (GNV), biometano ou gasolina. O modelo acaba de ser lançado pela VW na região por € 12.950, o equivalente a R$ 35.385 (sem contar impostos).

O motor do carrinho é um 1.0 três cilindros capaz de gerar até 68 cv e 9,1 kgfm de torque máximo quando roda com gasolina. Segundo a Volkswagen, o Eco Up! vai do 0 aos 100 km/h em 16,3 segundos e atinge até 164 km/h de velocidade máxima.

O Up! ecológico, porém, não funciona como os carros flex nacionais, que podem misturar etanol e gasolina em qualquer proporção no mesmo tanque. Em vez disso, o veículo opera com cada combustível de maneira isolada, que pode ser selecionado pelo motorista – cada um vai armazenado em um reservatório individual.

E cada tanque tem uma autonomia. De acordo com a VW o Up! pode rodar 380 km com os combustíveis gasosos, no caso o GNV e o biometano, e mais 220 km com gasolina. Para ajudar no baixo consumo o veículo ainda conta com pneus de baixa resistência a rolagem, freios com função regenerativa de energia e sistema Stop/Start, que desliga o motor automaticamente em paradas curtas para poupar combustível.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!