VW lança Golf Variant para encarar a lama

Versão Alltrack tem tração integral 4MOTION e quatro opções de motores na Europa

Volkswagen Golf Alltrack | Imagem: Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta semana a chegada da versão Alltrack para a linha do Golf Variant, que ao contrário da SpaceCross à venda no Brasil, por exemplo, tem vocação para sair do asfalto e não ser apenas um modelo diferenciado. O modelo será apresentado de forma oficial no Salão de Paris, em outubro.

O novo Volkswagen Golf Alltrack traz como diferencial os adereços estéticos e alguns recursos para encarar trechos off-road. A perua aventureira recebeu para-choques com detalhes em alumínio, grade com grelha do tipo colmeia e o nome da versão, retrovisores com acabamento prateado, novas rodas de liga-leve de 17 polegadas, moldura nas caixas de roda e rack de teto.

E para fazer jus a sua proposta, o Golf Alltrack tem suspensão elevada em 2 centímetros e sistema de tração 4MOTION com diferencial eletrônico. Há ainda o modo “Offroad”, que ativa a função de descidas em aclives, através do pedal do acelerador e da configuração off-road do sistema ABS dos freios. De acordo com a marca, o modelo ainda pode rebocar até 2.000 quilos.

O Golf Variant aventureiro vai ser oferecido com um motor a gasolina e três a diesel, sempre com turbo e injeção direta e combustível. O primeiro é um 1.8 TSI de até 180 cavalos de potência, com transmissão DSG de seis velocidades. Já do lado da linha TDI, há um 1.6 de 110 cv e outros dois 2.0 litros de 150 cv e 184 cv, sempre com câmbio manual de seis marchas, com exceção do bloco mais potente, que dispõe da caixa DSG, de dupla embreagem.

A versão mais rápida do Volkswagen Golf Alltrack é a 2.0 TDI mais potente, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge máxima de 219 km/h. Quanto ao consumo, os modelos mais econômicos são os 1.6 TDI e 2.0 TDI, que entregam 20,4 km/l e emitem 127 g/km de CO2.