Yamaha segue firme na intenção de lançar um esportivo

Tradicional marca japonesa de motocicletas estuda sua entrada no mundo das quatro rodas
Yamaha Sports Ride Concept

Yamaha Sports Ride Concept | Imagem: Divulgação

A Yamaha parece que não desistiu de sua ideia de trazer todo seu expertise também para o mundo das quatro rodas e pretende revelar mais um protótipo no Salão de Tóquio neste ano.

Ao que tudo indica, a novidade será bem parecida com o Sports Ride Concept revelado em 2015, o que pode ser entendido como uma evolução derivada do conceito original.

O futuro esportivo compacto da Yamaha é muito aguardado em grande parte devido a sua proposta e os conceitos mecânicos sobre os quais ele será feito, com destaque para o uso do processo de fabricação iStream, criado pelo célebre projetista Gordon Murray, um dos responsáveis pelo McLaren F1, esportivo que durante muito tempo ocupou o posto de carro mais veloz do mundo.

O futuro esportivo da Yamaha, segundo a empresa, terá a missão de transferir para um carro a mesma sensação de liberdade que a condução de uma moto proporciona. Para isso, a construção de fibra de carbono proporcionada pelo sistema iStream deverá conferir baixo peso ao esportivo além de elevada rigidez torcional, atributos que colaboram para melhorar o comportamento dinâmico, eficiência do conjunto motor e câmbio, desempenho, dentre outros atributos que compõem um ótimo veículo.

Segundo rumores, a meta da Yamaha é que seu novo esportivo registre no máximo 900 kg na balança, sendo que algumas notícias já deram conta de que o peso do modelo deverá girar em torno de 750 kg. O motor que será utilizado pelo modelo deverá ser um propulsor 1.0 de 3 cilindros com auxilío de turbo para entregar ao menos 100 cv de potência, mas certamente podemos esperar bem mais do que isso. A fabricação do propulsor ficará a cargo da própria Yamaha e ele deverá ser instalado em uma posição central, o que deverá favorecer a distribuição de peso do futuro esportivo, realçando ainda mais as respostas do modelo.