500X será o novo crossover da Fiat

Modelo tem a mesma plataforma do 500L e chega à Europa em 2013, diz site

Fiat 500L | Imagem: Ricardo Meier

Grandes planos da Fiat para o mercado europeu começam a surgir no exterior. Nesta sexta-feira (30), as histórias que circundam os portais internacionais são de que a linha 500 terá mais um representante, desta vez no segmento dos crossovers. A novidade, chamada de 500X, será projetada sobre a plataforma do 500L, que tem 4,2 m de comprimento.

O site Automotive News informou que o carro será lançado em dezembro de 2013 e que substituirá o Fiat Sedici, a versão da marca para o Suzuki SX4. Segundo o portal, o utilitário será produzido na fábrica de Mirafiori, na Itália.

Veja mais: Cintos de segurança de modelos nacionais são reprovados

O portal europeu também afirmou que a marca utilizará parte de um investimento de 1 bilhão de euros -  anunciado anteriormente - para a adaptação da fábrica de Mirafiori. O plano é produzir 280 mil unidades por ano do crossover compacto na unidade em questão. O utilitário poderá receber a mesma motorização do 500L: o 0.9 TwinTurbo de dois cilindros e o 1.4 MultiAir, com opção de tração dianteira ou 4x4.

Outra novidade é que essa mesma plataforma utilizada pelo 500X será mantida pela Jeep para a fabricação de um carro menor que o Compass. Segundo a publicação, este modelo será lançado em 2014.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!