Pelo fato de pertencer a um conglomerado repleto de marcas generalistas e que atuam em diversos segmentos, fica mais fácil para a Audi compartilhar plataformas e motores com as demais empresas do grupo Volkswagen e atuar em um segmento onde suas conterrâneas até hoje não quiseram (ou tiveram lá muita intenção) de entrar: o dos hatches compactos de luxo. Ok, a BMW até faz as vezes na categoria com a MINI, mas só a Audi consegue entregar um modelo que tornou-se bem mais versátil e interessante. 

Antes um produto de orientação claramente urbana, o Audi A1 agora em sua segunda geração tornou-se mais espaçoso e capaz de ser usado até por uma família que não faz questão de um veículo tão grande assim.

Segundo a Audi, o novo A1 aumentou 56 mm no comprimento, totalizando agora 4,03 m de um para-choque a outro. A largura segue em 1,74 m e a altura fica em 1,43 m. Com isso, o compacto agora oferece um porta-malas 65 litros maior, que permite acomodar até 335 litros de bagagem. É quase o que muitos hatches médios oferecem.

A Audi destaca que o espaço interno melhorou consideravelmente em relação à primeira geração, credenciais que tornam um A1 um produto bem mais interessante a partir de agora.

Na parte interna, o compacto também deu um salto. Todas as versões contam com painel de instrumentos digital e sua central multimídia é a mesma utilizada por veículos mais caros da marca. O rádio MMI pode ser operado por meio dos botões multifuncionais no volante e no visor no painel de instrumentos. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela sensível ao toque de 10,1”. O MMI Navigation Plus oferece aos motoristas do A1 Sportback diversas funções, como orientação de rota alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação do tráfego. O Audi smartphone interface, por sua vez, integra smartphones iOS e Android usando, respectivamente, o Apple CarPlay e o Android Auto em uma plataforma programada especificamente para eles.

O Audi A1 em sua nova geração também poderá receber uma série de assistentes de condução e um alto nível de tecnologia embarcada. O aviso de saída de faixa, por exemplo, ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h. Também é de série o limitador de velocidade, que evita de forma confiável que o carro exceda uma velocidade máxima selecionada. Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.

Outro recurso muito interessante para um carro de viés urbano é o park assist. Agora oferecido no A1, o assistente de estacionamento é capaz de manobrar o hatch em vagas paralelas ou horizontais.

Além da suspensão básica, há uma opção mais firme para o compacto. Pacotes dinâmicos, configurados individualmente para cada versão do motor, oferecem opções de equipamentos para dar ao A1 Sportback um acabamento ainda mais esportivo. Para o motor a gasolina de entrada, o pacote "Base" inclui suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores. A Audi oferece ainda o pacote “Performance” para as outras versões de motor, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o sistema Audi drive select.

A Audi ainda não deu muitos detalhes dos conjuntos mecânicos que irão figurar na nova geração do A1, mas sabe-se que a gama a gasolina contemplará os propulsores 1.0 de 3 cilindros, 1.5 e 2.0, todos da família TFSI, portanto com turbo e injeção direta. As potências ficarão entre 95 cv e 200 cv. Os câmbios poderão ser o manual ou as caixas de dupla embreagem com 7 ou 6 marchas dependendo da motorização.

Na Europa, a nova geração do A1 começará a ser vendida no terceiro trimestre deste ano. Procurada pelo Autoo, a Audi informou que ainda não existe previsão de chegada do novo A1 por aqui.

 
 
Audi A1 2019
 
Audi A1 2019
Audi A1 2019
Audi A1 2019
 
Audi A1 2019
Audi A1 2019
Audi A1 2019
 
Audi A1 2019
Audi A1 2019
Audi A1 2019
 
Audi A1 2019
Audi A1 2019
Audi A1 2019
 
Audi A1 2019
Audi A1 2019
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/