Alfa Romeo prepara retorno ao Brasil

Ausente desde 2006, marca do Grupo Fiat pode utilizar a rede Chrysler no país

Alfa MiTo é o compacto premium da Alfa Romeo | Imagem: Alfa Romeo

Fãs da marca Alfa Romeo, prepararem! A marca italiana está voltando ao Brasil, segundo aponta o website Autos Segredos, que flagrou unidades dos modelos Alfa MiTo e Giulietta sendo testadas por estradas no estado de Minas Gerais, onde fica a base do Grupo Fiat no Brasil.

A Fiat, todavia, não comenta o assunto, mas passa a bola para a agora divisão Chrysler, que foi comprada pelos italianos. Em contato com o AUTOO, a subsidiária norte-americana confirma que a Alfa Romeo voltará sim ao país “um dia”, mas ainda não há nada definido (ou que possa ser divulgado).

Ainda de acordo com o site, a parte “norte-americana” do grupo será responsável pelos produtos Alfa Romeo no país, que dividirão espaço nas lojas com carros da Dodge, Jeep e Chrysler.

Além dos hatches MiTo (compacto) e Giulietta (médio), outro Alfa Romeo que pode pintar no mercado brasileiro, ainda de acordo com informações do site, é o sedã 159.

Entretanto, conforme apurou o AUTOO, não espere ver os carros da marca do quadrifólio expostos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro próximo. Comenta-se nos bastidores da Fiat que o relançamento da Alfa Romeo no país deve ocorrer somente em meados de 2013.

Alfa MiTo
Reprodução/Autos Segredos

O Alfa MiTo foi flagrado sendo testado em MG; a Fiat diz se tratar de testes internacionais para suspensão

Idas e vindas da Alfa Romeo ao Brasil

A Alfa Romeo chegou ao Brasil, com produção nacional pela FNM, em 1960 e assim continuou até 1986 com o então sedã JK, a versão brasileiro do Alfa 2300. As vendas da marca, porém, sofreram queda brusca nos anos 1980, forçando a Fiat a cancelar a operação no país.

Na década de 1990, com a abertura do mercado para importações, o grupo italiano encontrou uma nova brecha para trazer a Alfa Romeo de volta ao Brasil em 1991, mas em 2006, após mais uma série de maus resultados, a Fiat novamente cortou o envio de carros da marca de luxo para o país.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!