Alfa Romeo Stelvio estreia nos EUA

Aguardado SUV chega para fazer a marca italiana ter condições de disputar mercado com as fabricantes alemãs de luxo
Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo Stelvio | Imagem: Divulgação

A Alfa Romeo finalmente está merecendo toda a atenção a que tem direito. Uma das fabricantes mais apaixonantes do mundo, cuidando sempre do design e o apelo esportivo de seus modelos, a empresa finalmente vem recebendo uma boa injeção de dinheiro – e ânimo – em seus projetos.

Um dos mais aguardados é o Stelvio, utilitário esportivo que dará mais condições para a Alfa encarar as tradicionais marcas alemãs no segmento de luxo. A italiana aproveitou sua nova plataforma Giorgio, que também sustenta o sedã Giulia, e preparou um modelo bem especial quando o assunto é desempenho e prazer ao dirigir. O nome, não por acaso, é um referência à estrada nos Alpes italianos conhecidas por suas curvas sinuosas. 

Em sua versão topo de linha, a Quadrifoglio, o Stelvio trará sob o capô o motor 2.9 V6 biturbo de 505 cv e 61,2 kgfm de torque, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e até 284 km/h de velocidade máxima. Quem não fizer questão de tanto desempenho, o Stelvio também contará com duas versões equipadas com um 2.0 turbo de 280 cv e 42,3 kgfm de torque, que permite ao Stelvio alcançar 231 km/h de velocidade máxima, número também nada ruim. Tanto o motor 2.9 quanto o 2.0 trabalham em conjunto de um câmbio automático de 8 marchas e oferecem tração integral e diferencial central capaz de realizar a vetorização de torque, prometendo uma boa ajuda no controle dinâmico.

Além do controle de chassi, o Stelvio contará com três modos de condução: Natural, Dynamic (esportivo) e Advanced Efficiency (priorizando economia de combustível). A versão Quadrifoglio ainda adiciona o modo Race (corrida). Rival para o Porsche Macan, a Alfa Romeo adianta que o Stelvio será avaliado no tradicional circuito de Nürburgring e promete ser o SUV mais rápido do mundo na pista. 

Com visual próximo ao do novo Giulia, o Stelvio certamente se destaca pelo design bem mais arrojado e cativante em relação aos traços mais certeiros e equilibrados dos alemães. Além do tradicional Cuore Sportivo cumprindo a função de grade dianteira, o Stelvio conta com faróis e lanternas bem pronunciados e generosas entradas de ar na dianteira, com destaque para a versão Quadrifoglio. A saída de escapamento com ponteira dupla, os para-lamas pronunciados e um difusor de ar na traseira ajudam a criar o ar esportivo que é tão marcante nos carros da Alfa Romeo.

Na parte interna, o Stelvio sai de fábrica com uma central multimídia com tela de 6,5”, mas os interessados podem adquirir como opcional uma central com 8,8”. O sistema de som, como era de se esperar, é preparado pela Harman Kardon e faz uso de 14 alto-falantes. Piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores e assistente de permanência em faixa fazem parte da lista de equipamentos do Stelvio.

A previsão é que o Stelvio chegue às lojas dos EUA e Europa ao longo de 2017. Pelo menos por enquanto, enquanto o cenário econômico não retoma indicadores mais animadores, a volta da Alfa Romeo ao Brasil ainda parece um sonho distante.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!