Alfa Romeo Stelvio estreia nos EUA

Aguardado SUV chega para fazer a marca italiana ter condições de disputar mercado com as fabricantes alemãs de luxo
Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo Stelvio | Imagem: Divulgação

A Alfa Romeo finalmente está merecendo toda a atenção a que tem direito. Uma das fabricantes mais apaixonantes do mundo, cuidando sempre do design e o apelo esportivo de seus modelos, a empresa finalmente vem recebendo uma boa injeção de dinheiro – e ânimo – em seus projetos.

Um dos mais aguardados é o Stelvio, utilitário esportivo que dará mais condições para a Alfa encarar as tradicionais marcas alemãs no segmento de luxo. A italiana aproveitou sua nova plataforma Giorgio, que também sustenta o sedã Giulia, e preparou um modelo bem especial quando o assunto é desempenho e prazer ao dirigir. O nome, não por acaso, é um referência à estrada nos Alpes italianos conhecidas por suas curvas sinuosas. 

Em sua versão topo de linha, a Quadrifoglio, o Stelvio trará sob o capô o motor 2.9 V6 biturbo de 505 cv e 61,2 kgfm de torque, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e até 284 km/h de velocidade máxima. Quem não fizer questão de tanto desempenho, o Stelvio também contará com duas versões equipadas com um 2.0 turbo de 280 cv e 42,3 kgfm de torque, que permite ao Stelvio alcançar 231 km/h de velocidade máxima, número também nada ruim. Tanto o motor 2.9 quanto o 2.0 trabalham em conjunto de um câmbio automático de 8 marchas e oferecem tração integral e diferencial central capaz de realizar a vetorização de torque, prometendo uma boa ajuda no controle dinâmico.

Além do controle de chassi, o Stelvio contará com três modos de condução: Natural, Dynamic (esportivo) e Advanced Efficiency (priorizando economia de combustível). A versão Quadrifoglio ainda adiciona o modo Race (corrida). Rival para o Porsche Macan, a Alfa Romeo adianta que o Stelvio será avaliado no tradicional circuito de Nürburgring e promete ser o SUV mais rápido do mundo na pista. 

Com visual próximo ao do novo Giulia, o Stelvio certamente se destaca pelo design bem mais arrojado e cativante em relação aos traços mais certeiros e equilibrados dos alemães. Além do tradicional Cuore Sportivo cumprindo a função de grade dianteira, o Stelvio conta com faróis e lanternas bem pronunciados e generosas entradas de ar na dianteira, com destaque para a versão Quadrifoglio. A saída de escapamento com ponteira dupla, os para-lamas pronunciados e um difusor de ar na traseira ajudam a criar o ar esportivo que é tão marcante nos carros da Alfa Romeo.

Na parte interna, o Stelvio sai de fábrica com uma central multimídia com tela de 6,5”, mas os interessados podem adquirir como opcional uma central com 8,8”. O sistema de som, como era de se esperar, é preparado pela Harman Kardon e faz uso de 14 alto-falantes. Piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores e assistente de permanência em faixa fazem parte da lista de equipamentos do Stelvio.

A previsão é que o Stelvio chegue às lojas dos EUA e Europa ao longo de 2017. Pelo menos por enquanto, enquanto o cenário econômico não retoma indicadores mais animadores, a volta da Alfa Romeo ao Brasil ainda parece um sonho distante.

 
 
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!