Alfa Romeo Tonale, novo SUV da marca, é revelado oficialmente

Com motores híbridos e plataforma do Jeep Compass aperfeiçoada, modelo chega para ser o menor utilitário da marca italiana
Alfa Romeo Tonale 2023

Alfa Romeo Tonale 2023 | Imagem: Divulgação

O Alfa Romeo Tonale foi revelado completamente nesta terça-feira (8). Além de ser o menor SUV da marca, o carro terá a missão de ser o primeiro veículo eletrificado produzido pela Alfa Romeo. Com isso, a empresa espera conquistar mais espaço no segmento premium para brigar em melhores condições com as demais marcas que contam com opções híbridas.

Todas as versões do modelo serão híbridas, porém haverá configurações convencionais e do tipo plug-in. O modelo mais barato será equipado com o conjunto híbrido de 130 cv e 24,4 kgfm de torque, do motor 1.5 turbo a combustão, e mais 21 cv do propulsor elétrico. Esse conjunto é combinado com a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas.

Há também uma configuração mais potente deste conjunto, cujo motor a combustão rende 160 cv e, com o elétrico permanecendo com 21 cv. Em ambos, o sistema elétrico é de 48 volts e consegue impulsionar as rodas do carro mesmo com o motor a combustão parado.

VEJA TAMBÉM:

Conjunto de Jeep

Como utiliza uma versão aperfeiçoada da plataforma do Jeep Compass, o Tonale consegue pegar emprestado componentes da marca norte-americana. É o caso do motor híbrido plug-in, chamado de Q4 pela Alfa Romeo. Ele une o 1.3 turbo de 180 cv, que move apenas as rodas dianteiras, com um motor elétrico traseiro. A potência total é de 275 cv, o que permite um 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Este conjunto é derivado do 4XE do Compass, mas calibrado para render mais potência. Na Europa, o modelo da Jeep rende 240 cv com este sistema híbrido. 

Alfa Romeo Tonale é o primeiro modelo eletrificado da marca
Alfa Romeo Tonale é o primeiro modelo eletrificado da marca
Imagem: Divulgação

Conectividade e segurança

Além do sistema híbrido, a Alfa Romeo apostou em conectividade com o Tonale. Por isso, o SUV conta com duas telas grandes no interior. A do painel de instrumentos digital tem 12,3 polegadas, enquanto que a da central multimídia tem 10,25 polegadas. E o carro é compatível com a Alexa, a assistente pessoal da Amazon. 

Em relação à segurança, o Tonale tem dispositivos de condução autônoma nível 2. Com isso, ele conta com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo inteligente, sistema de permanência em faixa, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade. Há também frenagem autônoma de emergência, que consegue detectar pedestres e ciclistas que podem estar em rota de colisão com o carro, câmera 360º, detecção de tráfego cruzado e detector de fadiga para o motorista.

Alfa Romeo Tonale é o primeiro modelo eletrificado da marca
Alfa Romeo Tonale é o primeiro modelo eletrificado da marca
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções