Ambos já na linha 2023: qual é a melhor escolha entre Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S?

Modelos figuram entre os sedãs compactos preferidos do público brasileiro
Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Com a recente migração do Hyundai HB20S para a linha 2023 – inaugurando os mesmos aprimoramentos observados no irmão hatchback – tornou-se possível comparar a novidade com o Chevrolet Onix Plus, modelos que figuram no topo da preferência entre os consumidores de sedãs compactos. 

De forma resumida, tanto o Onix Plus quanto o HB20S centram seus respectivos posicionamentos de versões de olho tanto em consumidores racionais – atendidos pelas opções com motorização 1.0 aspirada – assim como clientes que não abrem mão de nível de desempenho superior e mais recursos de tecnologia e conectividade, para os quais as versões 1.0 turbo são concebidas. 

Faixa de entrada 

Entre os catálogos com propulsão 1.0 aspirada, temos o Chevrolet Onix Plus com valores gravitando entre R$ 83.480 e R$ 89.080 na maior parte do território nacional. O Hyundai HB20S 1.0 aspirado, por sua vez, é comercializado nas versões Comfort (R$ 85.890) e Limited (R$ 91.390).  

Como não poderia ser diferente, uma vez que estamos falando de uma concorrência ferrenha entre os dois sedãs, em termos de custo-benefício ambos se equivalem, porém com uma leve vantagem para o representante da Chevrolet. 

De série, os sedãs contam com 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, regulador e limitador de velocidade, rodas de aço aro 15” e central multimídia com suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, no caso do Onix Plus (catálogo PCI) com preço (R$ 85.980) equivalente ao HB20S Comfort. 

É importante citar que tanto o Onix quanto o Onix Plus contam com nota máxima (5 estrelas) na avaliação de segurança do Latin NCAP para a proteção de adultos e crianças. 

O Hyundai HB20, avaliado em dezembro de 2020 na carroceria hatchback, foi reprovado e não obteve nenhuma estrela nas mesmas provas. Resta saber se a inclusão dos 6 airbags na família de compactos melhorou o nível de proteção aos ocupantes. 

Chegando ao quesito mecânico, temos uma inegável vantagem para o Chevrolet Onix Plus. 

Além de uma superioridade, ainda que discreta, nos números de potência (82 cv) e torque (10,6 kgfm) do Onix Plus em relação ao HB20S (80 cv e 10,2 kgfm), a presença do câmbio manual de 6 marchas no Chevrolet (5 velocidades no HB20S) resulta em ganhos para o consumo rodoviário do Onix Plus. 

De acordo com a tabela mais recente do programa brasileiro de etiquetagem veicular, o Onix Plus 1.0 aspirado é capaz de alcançar médias de 13,8 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada com gasolina, enquanto o HB20S equivalente registra 13,7 e 15,2 km/l, respectivamente. 

Para quem está disposto a gastar R$ 90 mil em um sedã compacto aspirado, tanto o Onix Plus no catálogo PCJ quanto o HB20S Limited contam com chave presencial, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e rodas de liga leve aro 15”. O valor do Onix Plus é mais convidativo, porém o HB20S Limited tem como diferencial o sistema de carro conectado Hyundai Bluelink. 

Em resumo, podemos dizer que, no amplo intervalo entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, o Chevrolet Onix Plus mostra-se uma escolha melhor, uma vez que é um modelo mais eficiente, tem preço de aquisição competitivo e alto nível de segurança já comprovado. 

Opções turbo 

Subindo de nível e levando em conta as versões 1.0 turbo com câmbio automático tanto para o HB20S quanto para o Onix Plus, temos o representante da Hyundai com versões entre R$ 105.290 (Comfort TGDI) e R$ 120.990 (Platinum Plus TGDI). Na gama Chevrolet, os valores ficam entre R$ 96.490 (catálogo PCH) e R$ 113.520 (Premier catálogo R8M). 

Do ponto de vista técnico, os dois produtos são equivalentes, com a diferença de que o motor 1.0 TGDI aposta na injeção direta para maximizar a eficiência, enquanto o 1.0 turbo do Chevrolet conta com injeção indireta convencional, o que ajuda a reduzir os custos de manutenção. 

Em linhas gerais, encontramos até 116 cv e 16,8 kgfm sob o capô do Onix Plus turbo, enquanto o HB20S TGDI entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque. 

As médias de consumo, no caso dos sedãs turbo, também são mais favoráveis ao Chevrolet. Na cidade, os dois modelos alcançam parciais de 12,3 km/l com gasolina, porém o Onix Plus percorre 16,8 km/l na estrada, enquanto o HB20S TGDI aponta 15,5 km/l de média oficial para o consumo rodoviário. 

Em termos de performance, os dois sedãs aceleram de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos e até seus porta-malas são parelhos, com um compartimento para 469 litros no caso do Onix Plus e 475 litros no HB20S. 

Em linhas gerais, o Chevrolet também se destaca entre as versões com propulsão sobrealimentada, porém fica uma ressalva: se você valoriza tecnologia a bordo, o Hyundai HB20S Platinum Plus oferece um leque de assistentes de condução superior. 

No Onix Plus Premier topo de linha encontramos o assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos como itens de destaque. 

Já o HB20S Platinum Plus justifica o preço mais elevado ao sair de fábrica com o alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, detector de fadiga e, assim como o Chevrolet, o monitoramento de pontos cegos. 

É interessante pontuar, quando falamos dos catálogos mais caros dos dois modelos, que o HB20S aparenta uma sensação de qualidade percebida superior nos plásticos e revestimentos da cabine, algo que o potencial cliente de um dos dois sedãs deve levar em conta. 

Em resumo, ao colocarmos na ponta do lápis as credenciais técnicas e de custo-benefício do Chevrolet Onix Plus, fica claro porque o modelo lidera com folga o segmento de sedãs compactos

As melhorias em termos de design e conteúdo no portfólio do HB20S certamente vão torná-lo ainda mais competitivo, sendo uma ótima opção para quem está disposto a gastar mais com um modelo dentro da categoria, sendo este seu principal apelo. 

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Teaser do novo Onix Plus Midnight

Teaser do novo Onix Plus Midnight

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil