Análise: Fiat Argo voltará a ter uma opção automática?

Cronos 2023, ao contrário do hatch, já teve a sua configuração CVT apresentada na Argentina
Fiat Argo 2023

Fiat Argo 2023 | Imagem: Divulgação

A semana vai chegando ao fim com movimentações importantes por parte da Fiat. 

Estamos falando das apresentações da linha 2023 para os portfólios do Argo e do Cronos

O sedã fez sua estreia na Argentina, onde também é produzido, trazendo exclusivamente o motor 1.3 Firefly e agora a opção do câmbio automático CVT associado ao propulsor. 

Aqui no Brasil, por sua vez, diversos rumores sinalizavam que o Argo 2023 também receberia tal opção mecânica, algo que, com a estreia definitiva do hatch, ficou claramente descartado pela Fiat. 

Em sua trajetória no mercado brasileiro, o Argo já contou com as opções da transmissão robotizada GSR, bem como a caixa automática 6 marchas ligada ao motor 1.8 16V, este já descontinuado pela marca.  

Mas será que a Fiat considera a volta de um Argo sem o pedal de embreagem em sua gama? Ao que tudo indica, as chances são cada vez mais remotas. 

A principal razão para isso aparenta ser a adição do Pulse ao leque de opções da marca italiana no Brasil. 

Hoje em dia o crossover tem em seu catálogo a versão Drive 1.3 CVT com preço sugerido de R$ 103.290, exatos R$ 7 mil a mais em relação ao Pulse Drive 1.3 manual. 

Como noticiamos, o Argo 2023 partirá de R$ 83.480 na versão Drive 1.3 S-Design, a mais acessível com o motor de deslocamento superior.  

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação

Se espelharmos a lógica das versões 1.3 do Pulse para o hatch compacto, um fictício Argo Drive 1.3 CVT custaria algo em torno de R$ 90 mil. 

Estamos falando de uma potencial diferença acima de R$ 10 mil entre o Pulse Drive 1.3 CVT e um suposto Argo com a mesma mecânica. 

É uma quantia financeira considerável, porém, na faixa de preço em questão, vem a dúvida: uma pessoa que encontrasse os dois veículos estacionados lado a lado em uma concessionária Fiat ficaria mais inclinada ao hatch ou ao crossover? 

Levando em conta a predileção dos consumidores por utilitários esportivos, o Pulse sairia com uma vantagem inquestionável, além de entregar um conjunto mais moderno em relação ao Argo, a começar pela própria plataforma. 

Fiat Pulse 2023
Fiat Pulse 2023
Imagem: Divulgação

Não por acaso, a aplicação do motor 1.3 aliado ao câmbio CVT faz todo sentido no Cronos, até porque ele é atualmente o único sedã da Fiat no Brasil e a transmissão automática é algo relevante na categoria. 

Em resumo, sabemos que a Fiat é uma marca agressiva na precificação de seus carros e entende a dinâmica e os rumos do mercado brasileiro como poucas empresas são capazes. 

Claro que não nos cabe descartar a possibilidade de um Argo CVT – até porque estamos bem distantes da cabeça dos executivos que comandam a fabricante –, todavia, como analisamos, é fato que o Pulse desponta hoje com uma proposta bem melhor para quem deseja um compacto automático da Fiat.

Fiat Argo 2023
Fiat Argo 2023
Imagem: Divulgação
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa