Análise: o que explica o sucesso do Onix Plus no mercado?

Dependendo das vendas em dezembro, sedan pode se consolidar como o vice-líder no ranking geral, logo atrás do irmão Onix
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

De fato o ano de 2020 está sendo especial para um modelo em particular. Estamos falando do Chevrolet Onix Plus, que já acumula 70.477 unidades vendidas no acumulado do ano até novembro. O sucesso do modelo permitiu que a fabricante norte-americana colocasse no topo do ranking de vendas seus dois compactos produzidos no Brasil, dobradinha que deverá ser mantida neste mês. Mantendo todo esse fôlego, o Onix Plus pode até superar o Hyundai HB20 e se consolidar na vice-liderança de mercado.

Atualmente o Onix Plus é, com folga, o sedan mais vendido do Brasil. Se isolarmos os números de sua categoria específica, o Chevrolet abre uma margem considerável sobre alguns concorrentes diretos. O Volkswagen Virtus, por exemplo, soma 28.004 unidades vendidas de janeiro a novembro, seguido pelo Ford Ka Sedan (23.403) e Hyundai HB20S (20.768). A procura dos consumidores pelo Onix Plus mostra-se tão alta que seu volume total de vendas quase corresponde a todos os rivais somados.

Se levarmos em conta apenas o tipo de carroceria, independente do porte, o segundo três volumes mais emplacado no Brasil é o Toyota Corolla, que acumula 36.025 unidades vendidas no acumulado do ano. Mesmo assim, o Onix Plus vendeu quase o dobro do sedan médio.

Mas qual seria o segredo do Onix Plus? 

Talvez o principal pilar para o sucesso do Onix Plus possa ser creditado ao seu custo-benefício. Mesmo se comparado com modelos que nasceram com uma proposta de baixo custo, como o Renault Logan, por exemplo, o Chevrolet entrega um conjunto superior em diversos tipos de comparação.

Desde sua versão de entrada, a LT 1.0 aspirada (R$ 64.190), o sedan já conta com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade de série. Nesse quesito, vale a pena também destacar a configuração “Turbo AT” (R$ 68.390), que combina o propulsor 1.0 sobrealimentado com a transmissão automática de 6 marchas.

Mesmo se olharmos para o topo da gama, o Onix Plus Premier completo, que está tabelado em R$ 85.990, ainda é uma pedida extremamente interessante para quem valoriza tecnologia embarcada. No segmento, só o Chevrolet nessa configuração sai de fábrica com alerta de pontos cegos, assistente de estacionamento, carregador de smartphones por indução, entre outros recursos.

Apenas como comparação, um VW Virtus Highline é tabelado em R$ 100.490 e não conta com um pacote de assistentes de condução equivalente.

Talvez o modelo que hoje reúna condições de fazer frente ao Chevrolet é o Hyundai HB20S, que custa R$ 82.990 em seu catálogo mais sofisticado Diamond Plus. Ele não traz os mesmos recursos que o Onix Plus Premier 2, porém se diferencia dos concorrentes ao contar com alerta de colisão com frenagem autônoma e aviso de saída de faixa.

Eficiência mecânica 

Um ponto que merece destaque quando falamos do Onix Plus reside na eficiência energética. Hoje o modelo é o carro não eletrificado mais econômico do Brasil, registrando um consumo energético de 1,34 MJ/km em sua configuração 1.0 aspirada com a transmissão manual de 6 marchas. De acordo com as médias oficiais seguindo o padrão adotado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Onix Plus na configuração citada registra 14,3 km/l na cidade e até 17,7 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. São números, de fato, muito competitivos.

Mesmo não contando com injeção direta na variante sobrealimentada, algo que Virtus e HB20S disponibilizam, o Onix Plus turbo entrega ótimo desempenho seja com o câmbio manual ou automático. No caso das versões equipadas com a caixa automática, as médias de consumo ficam em 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, valores muito bons.

Tecnologia 

Por fim, além de conteúdos específicos de seu catálogo mais completo, como o assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos, é interessante elencarmos alguns diferenciais de fato exclusivos do Onix Plus entre os sedans compactos.

Estamos falando de tecnologias como o Wi-Fi embarcado, que oferece conexão de internet para até sete aparelhos eletrônicos.

Além disso, só o Onix Plus conta com um sistema de telemática completo que é o OnStar, o qual permite desde ajudar a localizar o carro até receber diagnósticos do carro, bem como solicitar de forma automática a ajuda de equipes de resgate no caso de acidentes.

Em resumo, mesmo levando em consideração a participação cada vez maior dos SUVs no mercado, o Onix Plus é a prova de que um sedan com uma boa receita e um conteúdo caprichado ainda consegue figurar como um produto interessante para muitos consumidores, em especial quem precisa de um automóvel com um porta-malas maior. 

Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021

Teaser do novo Onix Plus Midnight

Teaser do novo Onix Plus Midnight

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou