Análise: Peugeot 208 1.0 traz proposta singular entre os hatches compactos

Modelo pode ser a opção para quem deseja bom acabamento interno sem abrir mão de economia de combustível
Peugeot 208 2023

Peugeot 208 2023 | Imagem: Divulgação

Em mais uma ideia interessante vislumbrada pela equipe da Stellantis, a Peugeot soube identificar muito bem uma brecha no segmento de hatches compactos e preenchê-la de forma competente com o novo 208 1.0 aspirado

Se, até então, os modelos da categoria com este tipo de motorização preocupavam-se apenas em oferecer o menor preço possível, em alguns casos abrindo mão de um cuidado maior com o nível de acabamento interno, o Peugeot 208 1.0 olha exatamente para a direção oposta. 

De olho em quem deseja um compacto econômico – ainda mais em tempos de combustíveis cada vez mais caros –, porém sem abrir mão de uma cabine envolvente e um design caprichado, a nova configuração do Peugeot surge como uma das escolhas mais acertadas hoje em dia. 

A marca foi além e tomou a decisão correta de trazer para o 208 1.0 desde sua versão de entrada Like (R$ 72.990) os aclamados “dentes de sabre”, nome dado à iluminação diurna em LED, como um item de série.

Além disso, a evolução da central multimídia presente no modelo, agora com uma tela de 10,3”, ajuda a realçar o cuidado na parte interna que os potenciais consumidores do hatch desejam encontrar. 

Sem novidades, o motor 1.0 Firefly foi emprestado da Fiat e, assim como ocorre no Argo 2022, entrega até 75 cv e 10,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. 

A Peugeot não divulgou os dados de desempenho específicos para o 208, contudo, tomando como base o hatch da Fiat, sabemos que o Argo 1.0 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos (etanol), o que serve como uma boa referência para o 208 com o mesmo propulsor sob o capô. 

Se o desempenho não é o forte dos dois hatches, como esperado, as médias de consumo no caso do 208 1.0 são mais do que animadoras, sendo que este sim é o principal argumento de venda do compacto.  

VEJA TAMBÉM:

De acordo com os dados homologados para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, as parciais do 208 Like 1.0 alcançam até 14,7 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada quando roda com gasolina.

No caso da versão Style 1.0, o consumo fica em 13,6 km/l e 15,5 km/l, respectivamente. A diferença ocorre pelo fato do 208 Like contar com rodas aro 15”, enquanto a versão Style sai de fábrica com rodas aro 16”. 

Vale destacar que o 208 1.0 será oferecido somente com transmissão manual 5 marchas, como geralmente ocorre nessa segmentação de mercado. 

Para quem deseja um cuidado estético superior, o 208 Style (R$ 79.990) capricha ao oferecer visual mais envolvente, com destaque para as rodas e capa dos espelhos retrovisores escurecidos, os faróis full-LED e até mesmo o teto panorâmico fixo, algo que nenhum concorrente direto disponibiliza.   

Em resumo, o Peugeot 208 1.0 ataca muito bem uma faixa específica do segmento de hatches compactos que encontrava-se até então sem um produto de referência. 

Se você não faz questão de um desempenho de tirar o fôlego, desejando apenas performance suficiente para o uso diário, mas tem como prioridade um veículo que capricha no estilo e no acabamento, passa a ter agora uma excelente opção com a estreia do 208 1.0. 

Peugeot 208 2023
Peugeot 208 2023
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa