Anfavea: mercado pode crescer 3% neste ano, mas ''lições de casa'' precisam ser feitas

Entidade que reúne as fabricantes de veículos revelou suas projeções para o ano
Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ)

Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) | Imagem: Divulgação

A Anfavea, entidade que reúne as fabricante de automóveis e veículos comerciais instaladas no Brasil,  vislumbra um cenário de crescimento para o mercado automotivo em 2023, porém reforça que “uma série de lições de casa precisam ser feitas para que o mercado deixe de andar de lado como nos últimos anos”. 

De acordo com o presidente da associação, Márcio de Lima Leite, “a questão do crédito é o tema mais urgente a ser atacado. Precisamos de juros mais baixos para atrair mais compradores para os veículos novos, sobretudo os modelos de entrada”. 

Além disso, temas como a reindustrialização e a descarbonização nos impõem desafios e oportunidades. Vamos continuar mantendo o diálogo com os novos governantes em nível federal e estadual, além dos parlamentares, de forma a contribuir para o fortalecimento da nossa indústria ante uma conjuntura global cada vez mais competitiva”, acrescenta Leite. 

A Anfavea projeta um crescimento de 3% do mercado de veículos em 2023, alcançando a marca de 2,17 milhões de emplacamentos levando em consideração os diversos segmentos da indústria. “Mais uma vez, os leves deverão puxar o número, com elevação estimada em 4,1%, ante queda de 11,1% dos veículos pesados”, salienta a associação em comunicado. 

Para este ano, a Anfavea detalha que a expectativa é de um aumento de 2,2% na produção de veículos, atingindo 2,42 milhões de unidades. Espera-se alta de 4,2% para automóveis e comerciais leves e queda de 20,4% para caminhões e ônibus. O segmento de pesados será impactado pela mudança da regra de emissões para o Proconve P8, que deve provocar um inevitável reajuste de preços.

No segundo semestre de 2022, pontua a Anfavea, a indústria automotiva nacional observou uma sensível redução nas paralisações de fábricas, com uma melhora parcial no fluxo de componentes eletrônicos, o que sinaliza um horizonte de recuperação para as linhas de montagem ao longo de 2023. 

Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) atualmente produz o Corolla Cross, Etios e a gama Yaris
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), onde atualmente são produzidos Corolla Cross, Etios e a gama Yaris
Imagem: Divulgação
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