Ano de 2022 registra recorde na venda de carros eletrificados no Brasil

Segundo ABVE, comercialização de modelos com propulsão alternativa cresceu 41% em relação à 2021
Toyota Corolla Cross 2022

Toyota Corolla Cross 2022 | Imagem: Divulgação

Marco importante foi registrado no mercado brasileiro em 2022. De acordo com dados compilados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de automóveis com algum tipo de propulsão eletrificada no país cresceu 41% em 2022 na comparação com o ano anterior, estabelecendo um novo recorde na procura por esse tipo de veículo no país. 

Ao todo foram emplacados 49.245 carros eletrificados no Brasil em 2022, sendo que o mês passado foi o segundo melhor na série histórica da ABVE, com 5.587 unidades eletrificadas chegando às ruas do país. 

O total da frota eletrificada em circulação no Brasil alcançou 126.504 veículos, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Um dos destaques de 2022, acrescenta a ABVE, foi a venda recorde de veículos 100% elétricos a bateria (BEV), com 8.460 unidades comercializadas no ano, ou 17% do total de eletrificados emplacados no ano passado. Só em dezembro foram 898 carros totalmente elétricos licenciados no Brasil.  

Os elétricos híbridos HEV, puxados pelos veículos flex como o Toyota Corolla e o Toyota Corolla Cross, seguem na liderança do mercado nacional, com 30.439 unidades comercializadas em 2022, ou 62% de participação. 

Toyota Corolla Cross 2022
Mecânica híbrida flex presente no Corolla e no Corolla Cross fabricados no Brasil figura como um dos destaques dos modelos
Imagem: Divulgação

Já os elétricos híbridos plug-in (PHEV) fecharam o ano com vendas de 10.348 unidades, ou 21% do total de eletrificados.

Em outra análise, a ABVE destaca outro recorde alcançado pelo mercado de carros eletrificados no Brasil, no caso envolvendo a oferta desses modelos. 

A ABVE detalha que era possível encontrar 70 opções de modelos eletrificados em maio no país, número que saltou para 114 em outubro.

Em novembro, as opções somavam 122 modelos. Com mais seis opções chegando às lojas em dezembro, o mercado encerrou o ano de 2022 com 128 opções em diferentes configurações e faixas de preço.  

Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais. 

Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão”, analisa Adalberto Maluf, presidente da ABVE. 

Atualmente apenas a Toyota produz o Corolla e o Corolla Cross com mecânica híbrida flex no Brasil. Neste ano, a Great Wall Motor e a CAOA Chery deverão iniciar a fabricação de híbridos no Brasil, enquanto outras montadoras também finalizam estudos para começar a fabricar veículos eletrificados no país a partir de 2024.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross: modelo ajudou na difusão dos automóveis eletrificados no Brasil
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

SUVs coadjuvantes em vendas podem ser opção para os best-sellers Creta e T-Cross
Aviação
Gol pretende ter 169 jatos Boeing 737 em 2029

Gol pretende ter 169 jatos Boeing 737 em 2029

Companhia aérea anunciou medidas para sair da crise financeira
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções