Após vexame, Toyota volta a produzir o elétrico bZ4X

Fabricante japonesa teve que lançar um recall do seu primeiro SUV 100% elétrico dois meses após iniciar as vendas
Toyota bZ4X 2023

Toyota bZ4X 2023 | Imagem: Divulgação

Quatro meses após ser obrigada a publicar um recall do seu inédito SUV elétrico bZ4X, a Toyota anunciou ter conseguido corrigir o problema que fazia com que as rodas do modelo se soltassem. A empresa afirmou ter retomado a produção e que o carro voltará a ser vendido no Japão no dia 26.

Os EUA, um dos principais mercados para o bZ4X, deve ser o próximo, mas Masahiko Maeda, diretor de tecnologia da Toyota, não quis prever uma data exata.

O vexame ocorreu em junho, apenas dois meses após o início das vendas do SUV, que marca a estreia da Toyota no mercado de veículos puramente movidos a bateria. Até aqui, a montadora tem optado por investir em híbridos, onde domina há muitos anos.

Na época, o Departamento de Transportes do Japão emitiu um alerta afirmando que o carro poderia perder um parafuso do cubo das rodas em curvas fechadas e frenagens repentinas.O problema afetou 2.700 unidades do bZ4X e 1.600 Solterra, segundo as empresas.

Parte da nova família bZ, de elétricos, o bZ4X utiliza a plataforma e-TNGA, também compartilhada com a Subaru. Aliás, a marca parceira também voltará a vender o Solterra, uma versão com seu logo do SUV.

 

Subaru Solterra 2023
Subaru Solterra 2023
Imagem: Divulgação

70 modelos eletrificados até 2025

“É constrangedor dizer que fizemos várias avaliações, mas não conseguimos detectar esse problema porque não conduzimos as avaliações com base na premissa de que a qualidade das rodas seria tão ruim no processo de avaliação”, disse Maeda.

Além de suspender as vendas por um longo tempo, a situação também fez crescer as dúvidas sobre o comprometimento da Toyota com veículos movidos apenas a bateria.

Quando mostrou o bZ4X, a Toyota prometeu lançar 70 modelos eletrificados até 2025. Destes, serão 15 totalmente elétricos, sendo que sete deles utilizarão a nova nomenclatura bZ da marca.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa