Aston Martin detalha seu primeiro novo motor desde 1968

Propulsor feito do zero pela engenharia da marca deve fazer estreia no superesportivo Valhalla e será eletrificado
Acima o novo V6 desenvolvido pela Aston Martin

Acima o novo V6 desenvolvido pela Aston Martin | Imagem: Divulgação

A Aston Martin revelou mais detalhes de seu inédito motor V6 projetado internamente. A novidade foi criada para ser utilizada em uma nova gama de carros esportivos de motor central. O primeiro modelo dessa leva será o Aston Martin Valhalla, já mostrado, mas que deve chegar às ruas a partir de 2022. Este será o primeiro motor desenvolvido pela marca britânica desde 1968.

Portando o codinome TM01, em homenagem a Tadek Marek, engenheiro da Aston Martin nos anos 1950 e 1960, o motor passou por uma série de testes de dinamômetro. A marca revelou que esse novo propulsor será um V6 turbo 3.0, pensado para trabalhar em conjunto com sistemas de eletrificação. Quem quiser ouvir um pouco do ronco desse motor pode acessar um vídeo disponibilizado pela marca (confira logo abaixo).

Paralelamente aos testes mostrados hoje, a Aston Martin também informou que está desenvolvendo uma nova linha de sistemas híbridos para eletrificar seus futuros esportivos, garantindo não só a performance como consumo e baixos níveis de emissões.

Os valores finais de potência e torque ainda não foram divulgados. Mas graças ao desenvolvimento do esportivo Valkyrie, a Aston Martin utilizou alguns dos aprendizados em seu novo motor. Entre eles está a decisão de desenvolver o motor com uma estrutura de “hot V”, onde as turbinas são instaladas no topo do propulsor, entre as bancadas de cilindros ou no meio do V. Compacto, o TM01 tem peso inferior a 200 kg.

Esse propulsor será posicionado diretamente atrás da cabine do motorista e equipado com um sistema de cárter seco para garantir o menor centro de gravidade possível, de acordo com a Aston Martin. Segundo a marca, o motor foi projetado para atender a todos os requisitos de emissão das futuras regras Euro 7. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!