Aston Martin revela seu primeiro SUV: o DBX

Aos 106 anos de idade, tradicional marca britânica estreia entre os utilitários esportivos de luxo mirando Porsche e Bentley
Aston Martin DBX

Aston Martin DBX | Imagem: Divulgação

Após 106 anos de história, a Aston Martin apresentou seu primeiro utilitário esportivo: o DBX. a estreia ocorreu no Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA). A novidade está mirando outros SUVs esportivos de luxo no segmento, como Porsche Cayenne Coupé, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. As entregas terão início no segundo trimestre de 2020 e o preço anunciado para os EUA é de US$ 189.900, sem frete, o equivalente em conversão direta a cerca de R$ 799 mil.

Apesar de ser a estreia da marca entre os SUVs, o DBX ainda guarda os principais elementos visuais de qualquer Aston Martin, como a característica grade frontal e o tampão traseiro com um spoiler integrado e levemente elevado, como nos esportivos tradicionais da centenária marca britânica.

Sob o capô, o Aston Martin DBX traz um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina capaz de entregar nada menos que 550 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. A única opção de transmissão até o momento é automática convencional de nove velocidades e a tração é sempre integral. Com peso declarado de 2.245 kg, a marca afirma que o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 291 km/h.

Nas medidas, o DBX tem 5,04 m de comprimento, 2,05 m de largura, 1,68 m de altura e 3,06 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 632 litros, além de contar com mais 62 litros em um compartimento sob o assoalho do compartimento. O vão livre em relação ao solo com a suspensão em sua altura padrão é de 190 mm, mas pode chegar a 235 mm em sua posição mais elevada. As rodas que virão de série no SUV possuem 22 polegadas de diâmetro.

Com uma plataforma que não é compartilhada com nenhum outro modelo da Aston Martin, o DBX também será fabricado em uma nova planta da marca em Saint Athan, no País de Gales, que foi construída pensando exclusivamente na produção do novo utilitário esportivo.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!