Aston Martin Valkyrie entregará 1.176 cv!

Com sistema KERS da F1, hipercarro da Aston Martin sobe paredes com seus 91,7 kgfm de torque
Aston Martin Valkyrie

Aston Martin Valkyrie | Imagem: Divulgação

Com o protótipo saindo do papel e virando realidade, chegou a hora de sabermos quais são as especificações desse monstro chamado Aston Martin Valkyrie. Prepare-se, pois a quantidade de cavalos, torque e cilindros é visceral!

Um Cosworth construído a 65°, V12, naturalmente aspirado é o coração dessa fera, com competência para entregar, junto com o motor elétrico, 1.176 cv a ensurdecedores 10.500 giros e 91,7 kgfm de torque a 6.000 rpm. O Valkyrie pode berrar ainda mais, chegando 11.100 rotações por minuto. Tudo isso porque a marca quis trazer, aos apaixonados por bestas do asfalto, o máximo da Fórmula 1 dos anos 1990, quando os veículos chegavam a atingir 18.000 rpm, liberando aquele som inesquecível dos V10 e V12. Mas o melhor que a Aston Martin uniu esse saudosismo à tecnologias e design aprimorados que dispomos atualmente, fazendo do Valkyrie uma verdadeira obra-prima!

O motor V12 entrega aproximadamente 1.000 cv e 75 kgfm de torque. O restante (cerca de 100 cv e 15 kgfm) são entregues pelo sistema híbrido. Ou seja, o conjunto funciona exatamente com o sistema KERS da F1, sendo desenvolvido por duas empresas: a Integral Powertrain Ltda, que disponibilizou o motor elétrico e a Rimac, especializada em baterias para o sistema híbrido.

"O Aston Martin Valkyrie foi construído para ser o último hipercarro da indústria automotiva e seus números não deixam dúvida disso. A Red Bull Advanced Technologies, a Cosworth, a Rimac e a Integral Powertrain Ltd. têm sido parceiros fantásticos no desenvolvimento deste conjunto mecânico, garantindo um sistema híbrido que está em conformidade com as emissões e pronto para começar a adaptar-se aos nossos primeiros protótipos físicos. Eu estou, como tenho certeza que o resto do mundo está, incrivelmente empolgado para ver e ouvir o primeiro desses carros na pista ”, afirmou o vice-presidente e executivo de veículos especiais David King. Sim, Mr. King, estamos ansiosos para ouvir a verdadeira sinfonia que será essa cavalgada da Valkyrie!

Assine a newsletter semanal do AUTOO!