Até R$ 50 mil: veja os 10 carros usados mais econômicos que você pode comprar

Tem até sedã com bom porta-malas; econômicos e baratos, estes veículos podem ser ótimos negócios
Volkswagen Gol 2017

Volkswagen Gol 2017 | Imagem: Autoo

Quando falamos em compra racional de carro usado é preciso ter em mente dois principais pontos importantes para fazer um bom negócio: preço final e quanto ele traz de vantagens quando o assunto é economia de combustível.

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Para ajudar você na compra, listamos 10 modelos tendo como requisitos o valor de até R$50 mil com base na tabela oficial da Fipe e os menores índices no consumo de combustível, segundo a lista do Inmetro dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021.

Com essas duas referências para nos direcionar, fomos atrás dos veículos que oferecem as melhores vantagens para serem comprados sem medo. Confira a lista dos 10 carros usados mais baratos e econômicos.

1- Renault Logan Authentique 1.0 12V flex 2018 - R$ 39.854

Renault Logan
Renault Logan tem bom porta-malas e conjunto robusto, além de consumir pouco combustível
Imagem: Divulgação

É o único sedã da lista e para representar o segmento, o Logan pode ser uma opção interessante de compra. Traz bom espaço interno para até cinco passageiros e seu porta-malas comporta incríveis 510 litros. A mais simples Authentique, além de trazer os obrigatórios itens de segurança, além de direção hidráulica e ar-condicionado, vendidos à parte. A linha 2018 estreou novos motores como o 1.6 SCe (Smart Control Efficiency) de 118/115 cv e o 1.0 SCe de três cilindros de 82/79 cv que ficou até 19% mais econômico.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,4 km/l / 14 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,2 km/l / 14,9 km/l

2- Fiat Uno Drive 1.0 6V flex 2019 - R$ 41.149

Fiat Uno 2016
Fiat Uno tem versão com motor de três cilindros Firefly, que é mais eficiente que o já antiquado Fire Evo 
Imagem: Divulgação

A partir da linha 2017, apresentada no final de 2016, o Uno foi reestilizado e ganhou novos itens a exemplo da direção elétrica, oferecida de série para todas as versões e controle de estabilidade, que é opcional, exceto para o modelo equipado com o estreante motor da família Firefly, o 1.3 de quatro cilindros de 109/101 cv. Acompanhado dessas mudanças, a Fiat também ofereceu o honesto e econômico motor Firefly 1.0 de três cilindros que rende 77/76 cv.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,1 km/l / 13,2 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,6 km/l / 15,2 km/l

3- Fiat Mobi Drive GSR 1.0 6V flex 2018 - R$ 43.940

Fiat Mobi 2018
Fiat Mobi é a versão com cambio automatizado do subcompacto da marca italiana
Imagem: Divulgação

O antigo câmbio automatizado Dualogic foi rebatizado de GSR. Disponível desde 2017 no Mobi Drive GSR (Gear Smart Ride, algo como “rodagem em marcha inteligente”), se souber fazer a manutenção correta, é o que oferece melhor custo-benefício. É que nesta versão com caixa automatizada, é mais econômico que a manual, também com cinco marchas. Ele sai até R$4.618 a menos que a versão Easy 1.0 12V flex 2021 (R$48.558) que também está entre os mais econômicos de até R$50 mil dessa lista. 

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,8 km/l / 14 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 11 km/l / 15,9 km/l

4- Peugeot 208 Active 1.2 12V flex 2018 - R$ 44.189

Peugeot 208 1.2
Peugeot 208 1.2 já não é mais oferecido pela Stellantis, mas foi um dos modelos mais econômicos e agradáveis de dirigir
Imagem: Divulgação

Na linha 2017, ele foi outro modelo que ficou mais econômico com o Puretech 1.2 de três cilindros com 90/84 cv no lugar do antigo 1.5 de quatro cilindros e 93/89 cv. Outras melhorias ocorreram também na parte visual que ficou mais esportiva e na lista de equipamentos, tornando o hatch mais atrativo. Falando nos de segurança, por exemplo, há até faróis e luz de neblina em led para todas as versões, além do novo painel de instrumentos (i-Cockpit) que trouxe melhor visão das informações.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,6 km/l / 13,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

5-Renault Kwid Life 1.0 12V flex 2021 - R$ 45.486

Renault Kwid 2018
Renault Kwid é leve e bem simples, o que contribui com a economia de combustível no dia a dia
Imagem: Divulgação

Se o Kwid está entre os carros novos mais baratos e econômicos do Brasil, no segmento de seminovos e usados, ele repete a façanha. Equipado com motor tricilíndrico 1.0 12V de 70/66 cv, a versão mais simples Life traz dois airbags frontais, dois airbags laterais e dois pontos de fixação Isofix para cadeirinhas infantis. De opcional, há o Pack Clim composto de limpador traseiro, além da direção com assistência elétrica e ar-condicionado, dois dos itens mais requisitados por quem compra um veículo hoje.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 10,3 km/l / 14,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,8 km/l / 15,6 km/l

6-Fiat Mobi Drive 1.0 6V flex 2020 - R$ 47.365

Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi também teve versão com motor de três cilindros, com cambio manual, que é a mais recomendável
Imagem: Divulgação

Diferente da versão com câmbio automatizado GSR, a Drive “comum” trabalha com a convencional caixa de transmissão manual, também com cinco marchas. Esta é ligeiramente menos econômica, e, por isso, acaba se tornando uma opção para quem prefere trocar as marchas manualmente. Traz vantagem de depender menos de manutenção periódica. Já o seu propulsor é o mesmo da Drive GSR, o 1.0 tricilíndrico e duas válvulas por cilindro que resulta em uma potência de 77 cv (etanol) e 72 cv (gasolina).

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,7 km/l / 13,8 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 11,5 km/l / 16,4 km/l

7-Peugeot 208 Active 1.2 12V flex 2019 - R$ 47.775

Peugeot 208 1.2
Peugeot 208 1.2 foi fabricado até 2020 no Brasil antes de começar a vir da Argentina. Em 2019 ainda tinha versão 1.2 flex
Imagem: Divulgação

Como já mencionado o Puretech 1.2 de três cilindros com 90/84 cv disponibilizado na linha Peugeot trouxe melhorias em termos de consumo. Na linha 2019, o hatch da marca francesa perdeu alguns itens como a opção do pacote Active Pack que compõe ar-condicionado digital, airbags laterais, volante em couro e sistema multimídia. Assim, ela se manteve com o sistema de ar-condicionado analógico, rádio, alarme, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, tudo de série.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,6 km/l / 13,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

8- Volkswagen Gol 1.0 12V flex 2019 - R$ 47.876

Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol também aparece na lista dos carros mais econômicos que não passam de R$ 50 mil
Imagem: Autoo

O veterano Gol já passou por inúmeras mudanças estilísticas e de mecânica em seus 42 anos de produção. Foi o primeiro a oferecer motor flex em 2003 visando melhor economia para o consumidor com a escolha do etanol ou da gasolina, ou os dois juntos. Seguindo essa evolução em busca de melhor economia, em 2016, acompanhado de uma reestilização, o motor 1.0 de quatro cilindros de 76/72 cv deu lugar ao mais eficiente propulsor de três cilindros de 82/75 cv.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,1 km/l / 13,3 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,1 km/l / 14,4 km/l

9- Fiat Mobi Easy 1.0 12V flex 2021 - R$ 48.558

Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi na versão mais simples também é um dos carros que menos gastam combustível
Imagem: Divulgação

A partir de 2020, a Fiat tirou o motor tricilíndrico  1.0 FireFly flex, ficando apenas com o antigo de quatro cilindros 1.0 Evo Flex como uma forma de estratégia de evitar a canibalização de seus produtos como o Uno, por exemplo, que continuou com o novo motor. Na linha 2021, ganhou algumas atualizações estéticas como, por exemplo, nos para-choques dianteiros, molduras da caixa de rodas, e novo emblema da marca, batizado de Logo Script, associado à bandeira da Itália.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,7 km/l / 13,7 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,3 km/l

10- Ford Ka S (TiVCT) 1.0 12V flex 2019 - R$ 49.330

Ford Ka 2018
Ford Ka com o eficiente motor 1.0, de três cilindros, não é mais fabricado, mas tem a economia de combustível entre as qualidades
Imagem: Divulgação

O ka evoluiu bastante desde a sua estreia no Brasil, em 1997. Foi homologado para cinco pessoas a partir da segunda geração lançada em 2008, e a terceira e última geração foi totalmente renovada passando a ter quatro portas, que até então não tinha. Antes de findar seus 23 anos de história no Brasil, o compacto não deixaria de entrar na onda dos motores mais eficientes de três cilindros, o chamado downsizing. O 1.0 12V flexível rende 85 cv quando abastecido com etanol e 80 cv quando com gasolina. 

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,2 km/l / 13,4 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

 

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