A Audi apresentou, na mostra de Xangai, um novo conceito de veículo elétrico, o AI:ME. Além de ter capacidade de condução autônoma de nível 4 (veja o que isso significa no final do texto), o modelo é compacto, mas espaço por dentro, e tem interior e exterior futurísticos, permitindo que os ocupantes façam o que quiserem dentro do carro.

O comprimento é de 4,3 metros, altura de 1,52 m e a largura de 1,9 m. O entre-eixos de 2,77 m indica que podemos esperar um espaço interno agradável. Segundo a Audi isso só é possível graças a arquitetura de tração elétrica, permitindo maior volume interno, sem o túnel do diferencial. A unidade de tração fica no eixo traseiro e entrega 125 kW (167 cv de potência).

Além disso, há diversas configurações para os bancos e armazenamento de bagagem. O espaço oferecido é para quatro ocupantes, mas é possível retirar os assentos traseiros da cabine. Audi AI significa, em suma, a variedade de sistemas eletrônicos que aliviam o estresse do motorista e oferecem a possibilidade de utilizar o tempo dentro do veículo com outras atividades. Ou seja, além de oferecer a condução autônoma, há inteligência artificial para que o usuário possa interagir com a máquina.

A Audi afirma que os veículos são capazes de aprender e pensar, sendo mais pessoais e proativos, podendo se adequar às exigências dos ocupantes. Uma demanda que pode ser atendida pelo veículo é andar em autoestradas sem a intervenção do motorista. O nível 4 de automação é o segundo mais alta da escala internacional, mas ainda sofre algumas limitações pode depender de lugares mais equipados nos centros urbanos. Ou seja, o motorista precisa tomar a direção quando deixar a área definida para condução totalmente automatizada. O AI:ME vem equipado com volante e pedais, além de todos os outros comandos para condução do automóvel.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw