Audi obtém nos EUA licença para carro sem motorista

Sistema de condução autônomo utiliza GPS, sensores e computadores especiais

A Audi já fez um TTS autônomo | Imagem: Audi

Dirigir o próprio carro em breve será coisa do passado. Segundo a revista Forbes, a Audi recebeu uma autorização no estado de Nevada, nos Estados Unidos, para circular com veículos que dispensam o motorista. A empresa alemã é a primeira fabricante de carros a receber tal licença. Até então somente o Google a possuía – o gigante da internet desenvolveu um Toyota Prius autônomo em 2012 nos EUA.

A Audi, porém, ainda não divulgou como a tecnologia será utilizada no estado norte-americano, o primeiro lugar do mundo a regulamentar o uso de veículos que não precisam de motoristas.

De acordo com a publicação, o sistema de condução autônoma da Audi foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Volkswagen (a Audi pertence a Volks) e a Universidade de Stanford e opera com ajuda de navegador GPS, sensores ao redor do veículos e computadores que simulam o comportamento humano ao volante.

A nova tecnologia da Audi será apresentada na CES 2013, a maior feira de eletrônicos do mundo, que será realizada em Las Vega até a próxima sexta-feira (11).

O sistema de condução autônomo, entretanto, não é novidade para a montadora dos quatro anéis. Em 2010, a Audi realizou a subida de montanha Pikes Peak, tradicional competição nos EUA, no estado do Colorado, com um TTS sem piloto (fotos).

Assine a newsletter semanal do AUTOO!