Carro sem motorista do Google recebe autorização para rodar nos EUA

Licença vale apenas para empresas que estão desenvolvendo esse tipo de veículo

Carro do Google vai para às ruas | Imagem: Google

O futuro já começou! O Google recebeu nesta semana sua primeira autorização para rodar com seu carro sem motorista pelas ruas do estado de Nevada, nos Estados Unidos. O veículo, um Toyota Prius, conta com um avançado sistema de navegação mesclado a sensores, lasers e câmeras que o conduzem de forma autônoma. Basta dizer aonde quer ir, que o carro segue sozinho para o destino, sem intervenção alguma.

A licença especial vale apenas para empresas que desenvolvem esse tipo de tecnologia, até o momento dominada apenas pelo gigante conglomerado de internet.

De acordo com o engenheiro Sebastian Thrun, diretor da divisão Google X de projetos especiais, o carro “driverless” percorreu 255 mil quilômetros em testes pelos EUA e apenas um incidente foi registrado: um carro dirigido por uma pessoa acertou de leve o Prius do Google em um semáforo na California. A empresa, porém, ainda não confirma se a tecnologia será oferecida ao público

Recentemente, antes de obter a licença para emplacar o carro, o Google mostrou o funcionamento de seu carro sem motorista sendo “guiado” por um cego. Como ele se saiu você confere no vídeo abaixo:   

Assine a newsletter semanal do AUTOO!