Audi revela o e-tron, seu primeiro carro elétrico produzido em série

Novidade é um SUV de grande porte e conta com dois motores elétricos; confira todos os detalhes
Audi e-tron

Audi e-tron | Imagem: Divulgação

Depois de inúmeros conceitos que deixavam clara a estratégia da Audi para entrar de cabeça no segmento dos veículos 100% elétricos, ela finalmente apresentou o e-tron. A novidade, um SUV elétrico de grande porte, torna-se o primeiro automóvel produzido em série pela marca com esse tipo de propulsão.

Com uma carroceria posicionada entre o Q5 e o Q7 em termos de tamanho, o Audi e-tron conta com 4,90 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,66 m de altura. Segundo a marca, a ideia é que o novo SUV possa atender o uso familiar e ainda ser um veículo com pegada esportiva, sem, é claro, emitir qualquer poluente ou utilizar uma gota de combustível para isso.

No quesito motorização, o e-tron utiliza dois motores elétricos assíncronos com baterias de íon de lítio de 95 kWh, que garante ao SUV uma autonomia de cerca de 400 km. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente).

Um ponto muito interessante é que o Audi e-tron conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, conferindo também ao SUV um sistema bem eficiente de tração integral. A Audi está tratando essa configuração como “a nova geração da tração quattro” e garante que “o sistema oferece uma regulagem contínua e variável da distribuição ideal de torque entre os dois eixos dentro de uma fração de segundo”.

A Audi ainda não revelou os dados de potência e torque, mas segundo especulações da mídia especializada global, os dois motores elétricos entregam 365 cv de potência combinada ou até 414 cv com a função overboost acionada. O torque deverá ficar em 67,3 kgfm.

As baterias de íon de lítio podem atingir cerca de 80% de sua carga total em apenas 30 minutos, utilizando o equipamento da Audi de carregamento rápido (150 kW). Em tomadas comuns, como uma de 220 V, a carga completa pode ser feita em 8 horas e meia.

No painel do e-tron são encontrados materiais nobres e tecnologia de sobra. O maior destaque fica por conta das telas que ficam nas laterais das portas e são usadas para transmitir as imagens das câmeras que fazem o papel de espelhos retrovisores. O e-tron deverá ser o primeiro carro no mundo produzido em série com esse sistema que dispensa os retrovisores externos físicos.

O painel também conta com 3 monitores, um que faz o papel de quadro de instrumentos e os outros dois são para o sistema multimídia. O porta malas carrega 660 litros de bagagem e com os bancos rebatidos o volume para a área de cargas pode chegar a 1.725 litros.

Apresentado em São Francisco (EUA), o modelo deve chegar no mercado norte-americano até o final deste ano. A produção do e-tron será realizada na linha de montagem da Audi em Bruxelas (Bélgica). Na Alemanha, o Audi e-tron custará 79.900 euros, cerca de R$ 385.000 em uma conversão direta sem levar em conta os custos de importação e tributos brasileiros. 

Procurada pelo Autoo, a Audi informou que "não existe confirmação do e-tron para o mercado brasileiro".  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa