Audi revela suas futuras plataformas elétricas

Marca alemã mostra as quatro arquiteturas básicas para sustentar os planos de ter 30 produtos eletrificados até 2025
Audi e-tron

Audi e-tron | Imagem: Divulgação

A Audi é uma das marcas que têm objetivos ousados para a eletrificação de sua linha de veículos no futuro. Seu plano é ter nada menos que 30 modelos eletrificados até 2025, sendo que 25 deles serão totalmente elétricos. A empresa apresentou as quatro plataformas que devem sustentar esse crescimento nos próximos cinco anos.

A primeira delas será a MLB evo. Se o nome não lhe parece estranho, é porque essa plataforma já é utilizada em uma série de modelos do Grupo Volkswagen, ao qual a Audi faz parte. Entre eles já aparecem modelos 100% elétricos, como o próprio SUV e-Tron da Audi. No entanto, a MLB evo também dá suporte a motores a combustão ou sistemas híbridos, sendo utilizada por quase todos os modelos da Audi, exceto o A3, além do Lamborghini Urus e do Porsche Cayenne.

A segunda plataforma que sustentará o crescimento do número de carros eletrificados da Audi será a J1. Tal arquitetura foi desenvolvida em conjunto entre a marca das quatro argolas e a Porsche, sendo que o modelo que fez a estreia dessa plataforma foi o Porsche Taycan elétrico. Além dessa aplicação, a J1 também servirá de base para a versão de produção do futuro e-Tron GT, que será baseado no Taycan. Um dos predicados da plataforma é dar suporte ao sistema de carregamento ultra-rápido de 800V.

A terceira arquitetura da lista é a MEB, que também está prevista para equipar diversas novidades do Grupo VW. Ao contrário da MLB evo, ela é pensada para ser utilizada exclusivamente por veículos elétricos, sendo que a Audi deve utilizá-la no futuro Q4 e-Tron. Na Volkswagen, a MEB será a base dos modelos elétricos da família I.D..

Por último, a quarta plataforma a ser utilizada futuramente pela Audi será a PPE (Premium Platform Electric). Ela também foi desenvolvida por meio de uma parceria entre Audi e Porsche, dando suporte apenas a carros elétricos, sendo disponível também o sistema de carregamento de 800V. Nesse caso, no entanto, ela será voltada para carros mais caros.

Detalhamento das novas plataformas elétricas usadas pela Audi e demais marcas do Grupo Volkswagen
Detalhamento das novas plataformas elétricas usadas pela Audi e demais marcas do Grupo Volkswagen
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!