Avaliação: Ram Rampage R/T, a esportiva onde a caçamba é um detalhe

Picape tem motor de 272 cv que chega aos 100 km/h em menos de 7 segundos, mas a gasolina também acaba rápido
RAM Rampage 2024

RAM Rampage 2024 | Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Eu fui criança no final dos anos 80 e início dos 90. A sigla R/T ainda me remete aos velhos Dodge Charger que tinham fama de barulhentos e beberrões. Com essa lembrança na cabeça que fui ao encontro com a Ram Rampage R/T, a versão esportiva da picape que carrega a icônica sigla e é vendida por R$ 277.490.

Não é um muscle car, mas a Rampage R/T é uma picape feita sobre carroceria monobloco com um visual que abusa dos adereços esportivos. A grade é pintada de preto brilhante, mesma cor do teto e dos outros detalhes. As rodas de 19 polegadas escurecidas têm a sigla em vermelho.

VEJA TAMBÉM:

Por dentro, os revestimentos são pretos com costuras vermelhas e o símbolo da versão aparece no encosto dos bancos. Há mistura de couro com alcântara nos bancos, no painel e no volante.

Tudo isso me instiga a ligar o motor e com um toque no botão as duas saídas de escapamento soltam um ronco grave que não chegam perto do “gló gló gló” dos V8 dos Charger R/T, mas é o que é possível fazer em tempos de motores de quatro cilindros turbinados.

RAM Rampage 2024
RAM Rampage 2024 tem uma pegada mais esportiva com rodas escurecidas e o logo R/T em várias partes
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

O desempenho é bom. Segundo a Ram, a Rampage R/T acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h. E a impressão ao volante agrada bastante, mesmo com alguns trancos em mudanças de marcha, principalmente reduções para ultrapassagens. O câmbio é automático de nove marchas.

O motor Hurricane 2.0 turbo ainda não é flex. Só bebe gasolina —e como bebe. Segundo o Inmetro era para fazer 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, mas durante o uso de cinco dias o computador de bordo só chegou aos 5 km/l depois de um trecho rodado em estrada. Até então, marcava cerca de 4 km/l.

O efeito disso foi que a luz da reserva se acendeu com somente 210 km rodados. Lembrando que o tanque tem capacidade para 55 litros, até pouco para o porte da picape e o ímpeto esportivo da versão.

E nem é o único problema da picape. O espaço interno lembra muito o da Fiat Toro, com quem a Rampage divide a plataforma. A cabine parece menor do que a frente e a traseira que colocaram na picape da Ram, causando uma estranheza no visual da caminhonete. Mas esse nem é o maior problema.

RAM Rampage 2024
RAM Rampage 2024 tem interior moderno com botão giratório no console central e acabamento caprichado
Imagem: Divulgação

Quem vai no banco traseiro não vai encontrar muito espaço para as pernas. Além disso, as caixas de ar são altas —problema também herdado da Toro— dificultando a entrada na picape.

Mas as qualidades são muitas. A Rampage R/T tem a aura esportiva e ainda faltou falar de um detalhe: a caçamba. Sim, não acredito que quem optar pela versão esportiva vá se importar muito com a área de carga além de colocar alguma bagagem que caberia no porta-malas de um sedã.

RAM Rampage 2024
RAM Rampage 2024 tem revestimento de boa qualidade nos bancos e os logos que remetem à esportividade
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Mas ela está lá, com a tampa de abertura suave que pode ser acionada pela chave. Pronta para levar 980 litros de bagagem e até 750 kg de carga, 100 kg a mais que uma Fiat Strada.

Ou seja, se o objetivo é ter um carro esportivo com espaço razoável e ainda uma caçamba para uso esporádico, a Rampage R/T é uma excelente pedida. Mas se espera uma picape mesmo, dê uma olhada nas opções a diesel. Ou na concorrência.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!