Comercializado no Brasil desde outubro deste ano por R$ 279.900, o Mercedes-AMG A 35 4MATIC conta com uma interessante missão nos países onde é oferecido. Cabe ao hatch médio servir como a porta de entrada – tanto pelo tamanho como pelo valor – para a divisão de alta performance da fabricante alemã.

Em um evento promovido pela Mercedes-Benz no interior de São Paulo (SP), o Autoo teve a oportunidade de acelerar a novidade em um circuito, onde foi possível comprovar muitas das virtudes do A 35 4MATIC, começando pelo motor. Coube ao hatch estrear a designação 35 dentro da gama Mercedes-AMG, que será a referência ao propulsor 2.0 turbo com 306 cv e 40,7 kgfm de torque. Em conjunto com a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas, o A 35 4MATIC acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e pode alcançar até 250 km/h de velocidade máxima.

Se os números do hatch já são respeitáveis, na pista o A 35 4MATIC mostrou um conjunto muito interessante para quem busca um carro verdadeiramente esportivo. Claro que na linha Mercedes-AMG você vai encontrar sedans, cupês e até mesmo SUVs com motores maiores e muito mais potentes, mas a estrela deste hatch brilha de uma forma especial.

Ajudado pelo tamanho, o A 35 4MATIC é extremamente ágil e dinâmico nas curvas. Com uma massa (1.555 kg) que pode ser considerada leve tomando como base seu conjunto mecânico, o hatch contorna as curvas mais fechadas com velocidade e precisão irretocáveis. Nesse ponto o sistema de tração integral 4MATIC merece elogios e nos transmite uma agradável sensação de segurança. Ele faz com que toda a potência e todo o torque do motor 2.0 turbo cheguem preferêncialmente às rodas dianteiras, mas pode repartir até 50% de toda a força entre os dois eixos dependendo da situação.

A direção com o “peso” certo, passando pelo trabalho preciso de modulação dos pedais e pela suspensão firme e equilibrada, tudo isso nos permite sentir claramente os diferenciais de se estar ao comando de um AMG. Em nosso teste de pista também foi possível constatar como a nova plataforma que sustenta o projeto dos compactos da Mercedes-Benz é extremamente competente e bem projetada.

Para compor o visual esportivo que faz jus ao hatch, a Mercedes-AMG equipou o A 35 4MATIC com rodas de liga leve aro 19”, escapamento esportivo com ponteira dupla, bancos AMG Performance do tipo concha, volante especial, entre outros recursos. O modelo ainda traz o reforço na conectividade proporcionado pela central multimídia MBUX e recursos como faróis full-LED, entre outros itens que projetam a versão avaliada aqui como o catálogo topo de linha para o hatch.

Com porta-malas suportando 370 litros de bagagem e uma cabine adequada para quatro adultos, é interessante destacar que o A 35 4MATIC pode ser o carro ideal para você devorar as curvas de um autódromo no fim de semana com também ir de casa para o trabalho com a mesma desenvoltura.

Ao colocar todo a sua expertise em um pacote menor, a Mercedes-AMG prova que seu caçula aprendeu muito bem com seus irmãos maiores a lição de tudo o que um bom esportivo alemão deve entregar. Se a receita do A 35 4MATIC lhe parece interessante, prepare-se: você não vai querer largar o volante deste hatch tão cedo...

Dados técnicos - Mercedes-AMG A 35 4MATIC

Cilindrada (cm³): 1.991
Potência: 306 cv a 5.800 rpm 
Torque: 40,7 kgfm entre 3.000 e 4.000 rpm
Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
Aceleração 0-100 Km/h: 4,7 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Peso: 1.555 kg
Pneus: 235/35 R19
Capacidade do porta malas: 370 litros
Tanque de combustível/reserva: 51/5 litros
Comprimento: 4,43 m
Largura: 1,99 m
Altura: 1,40 m

Mercedes-AMG A 35 4MATIC
Mercedes-AMG A 35 4MATIC
Imagem: Divulgação

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/