BMW comemora os 30 anos do M3

Versão esportiva do sedã terá uma série especial limitada em 500 unidades
BMW M3 2016

BMW M3 2016 | Imagem: Divulgação

Oferecer um sedã familiar de luxo, bem adaptado para o uso diário, porém com uma preparação de fábrica para enfrentar – e não fazer feio – em qualquer pista de corrida. Foi essa a ideia que permeou a criação do BMW M3 lançado em 1986 e que mostrou-se muito bem sucedida.

Depois de cinco gerações e ainda fiel à sua proposta, a BMW revelou nesta semana a edição especial “30 Years M3”, que terá produção limitada em 500 unidades para o mercado global. E a homenagem já começa na cor da carroceria. Os modelos serão pintados na tonalidade Macao Blue, que era oferecida como uma opção especial para a primeira geração do M3.

Todas as unidades da “30 Years M3” são baseadas no M3 equipado com o Competition Package, que acrescenta 19 cv no motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo totalizando 450 cv. A suspensão é ajustável, enquanto a série especial também recebeu novas molas, amortecedores para o conjunto de suspensão, que foi amplamente otimizado. Os modos de condução Comfort, Sport e Sport+, assim como o diferencial Active M nas rodas traseiras e as respostas do controle de estabilidade foram recalibrados no M3 comemorativo. As rodas de liga leve aro 20” são forjadas e contam com visual exclusivo.

Segundo dados da BMW, o M3 “30 Years M3” equipado com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4s, um ganho de 0,1 segundo em relação ao M3 convencional.

Na parte externa, além das rodas, a série especial se diferencia pelo acabamento com algumas partes em preto brilhante, saída de escapamento com finalização cromada produzindo um som especialmente “afinado” para o modelo. Por dentro, o destaque fica para os bancos com acabamento de couro bicolor e a identificação da unidade em questão da série especial. O primeiro carro da edição, por exemplo, conta com o logo “30 Years M3 1/500” colocado no painel.

Procurada pelo AUTOO, infelizmente a BMW não tem previsão de oferecer a série especial “30 Years M3” no Brasil.

Confira abaixo uma galeria de fotos completa do modelo:

Assine a newsletter semanal do AUTOO!