BMW e Toyota expandem parceria

Marcas desenvolverão novo esportivo em conjunto; montadora alemã também fornecerá motores 1.6 e 2.0 a diesel para japoneses a partir de 2014

BMW e Toyota farão novo esportivo em conjunto | Imagem: Divulgação

A BMW e a Toyota anunciaram na sexta-feira (29) a expansão do acordo firmado entre ambas no final de 2011. A cooperação, que inicialmente estava restrita a troca de tecnologias verdes, agora inclui o desenvolvimento de novos motores elétricos e a criação de uma nova plataforma para um futuro veículo esportivo.

Embora ainda seja cedo para afirmar quais produtos nascerão dessa parceria nipo-germânica, é provável que a versão de produção do i8 – apresentado em 2011 – ou algum novo esportivo com tecnologia híbrida esteja nos planos das duas empresas.

Veja também: Toyota é a marca mais verde de 2012

Em nota, Akio Toyoda, presidente da TMC (Toyota Motor Corporation), declarou que está ansioso para ver os frutos dessa colaboração, uma vez que a montadora japonesa domina o ramo de carros verdes e a BMW é especialista em modelos esportivos.

Toyota com motor BMW

Outro ponto do acordo diz respeito ao fornecimento de motores da BMW para a Toyota. A partir de 2014, a maioria dos veículos da marca japonesa vendidos na Europa será equipada com os propulsores 1.6 e 2.0 movidos a diesel da montadora alemã.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!