Toyota é a marca mais verde de 2012

Montadora leva o prêmio da consultoria Interbrand pelo segundo ano consecutivo

A Toyota vende o Prius desde 1997 | Imagem: Rafael Munhoz

A montadora que mais vende carros no mundo atualmente é também a marca mais verde do planeta, segundo relatório da consultoria de gestão de marca Interbrand. Esta é a segunda vez consecutiva que Toyota leva o prêmio Best Global Green Brands (Melhor Marca Verde do Mundo), que elege todos os anos as 100 melhores empresas do mundo que mais se preocupam com desenvolvimento sustentável.

O prêmio obedece a critérios que levam em conta a mensagem que cada marca tentar passar ao público aliada a percepção dos clientes e a performance ambiental dos produtos.

De acordo com a Interbrand, um centro de pesquisas recolhe as informações e dados das empresas e os converte em um sistema de pontos, utilizando 82 métricas diferentes como base.

Avaliação: Toyota Prius percorre mais de 26 km por litro de gasolina

Conforme aponta o relatório, o bom resultado ambiental da Toyota é reflexo da tecnologia de motorização híbrida desenvolvido pela marca, que combina motor a combustão a outro elétrico para poupar combustível e assim emitir menos CO2. Esse é o grande atrativo do Prius, o principal carro híbrido da Toyota, que o lançou em 1997 e desde então já acumula mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no mundo todo – o veículo chega ao Brasil no segundo semestre.

Depois de Toyota, Johnson & Johnson e Honda aparecem em segundo e terceiro no ranking das marcas mais verdes. Outras montadoras que aparecem na pesquisa são Volkswagen (4ª posição), BMW (10 ª), Ford (15ª), Mercedes-Benz (16ª), Hyundai (17ª) e Nissan (21ª).