BMW iX: inédito SUV elétrico será o novo modelo mais caro da marca

Novidade estreia plataforma modular da BMW para automóveis com este tipo de propulsão
BMW iX

BMW iX | Imagem: Divulgação

Notícia relevante no universo das marcas premium e também envolvendo automóveis com propulsão eletrificada. O BMW iX foi revelado nesta quarta-feira (11) trazendo grandes evoluções para os carros da fabricante alemã.

Coube ao BMW iX estrear uma nova plataforma modular global da marca destinada aos futuros modelos elétricos da empresa. Segundo a BMW destaca, a arquitetura recém-desenvolvida permite combinar uma “nova interpretação em termos de design, sustentabilidade, prazer ao dirigir, versatilidade e luxo”.

Veículo totalmente elétrico, o BMW iX traz a quinta geração do eDrive, como é chamada a tecnologia de propulsão alternativa da marca. O SUV conta com dois motores e potência total acima dos 500 cv, adianta a BMW. A aceleração de 0 a 100 km/h do modelo será feita em um tempo inferior a 5 segundos e, graças a uma bateria de última geração capaz de operar em alta voltagem, o BMW iX terá uma autonomia capaz de superar os 600 km, número elogiável e que confere ao novo SUV praticamente o mesmo alcance de um modelo equivalente a gasolina. 

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Capaz de receber recargas rápidas em eletropostos que operam em até 200 kW, a bateria do iX pode ser recarregada de 10 a 80% de sua capacidade total em menos de 40 minutos. No caso do uso de um Wallbox de 11 kW, a recarga de 0 a 100% da bateria leva em torno de 11 horas, explica a BMW.

Para avançar ainda mais no que diz respeito à condução autônoma, a BMW destaca que o iX traz um volume de processamento 20 vezes superior em relação a modelos anteriores da marca. Com isso, explica a fabricante, o dobro das informações obtidas pelos diversos sensores do carro podem ser processadas, o que vai colaborar, em muito, para o avanço dos assistentes de condução.

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“Nós estamos estabelecendo novos parâmetros na indústria com a tecnologia presente no BMW iX. O SUV tem mais capacidade de processamento de informações e uma tecnologia de sensores ainda mais poderosa do que nossos veículos mais atuais na gama. O BMW iX  está pronto para operar na rede 5G e vai oferecer novos e aprimorados sistemas de condução autônoma e funções de estacionamento automático, além de entregar a performance superiores proporcionada pela quinta geração de nosso sistema de propulsão elétrica”, analisa, em comunicado da marca, Frank Weber, membro do conselho administrativo da BMW para o desenvolvimento de novos produtos.

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A BMW explica que foi usado no projeto do iX soluções para reduzir ao máximo o peso do modelo, sem comprometer atributos importantes como a rigidez torcional, design e aerodinâmica. Para tanto, sua carroceria é baseada em um processo que mescla a utilização de alumínio e o Carbon Cage, como a BMW denomina sua mescla de materiais para favorecer o comportamento dinâmico do SUV, além da proteção aos ocupantes no caso de acidentes. Destaque para o notável coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, algo raro em um SUV com o porte do inédito BMW iX.

Outra vantagem do conjunto propulsor elétrico diz respeito à possibilidade de aproveitar ainda mais o espaço interno, criando uma cabine muito confortável para seus cinco passageiros. A produção do BMW iX começará no fim de 2021 na fábrica da marca em Dingolfing (Alemanha), quando saberemos mais detalhes sobre a novidade. A BMW antecipa que, assim que for lançado, ele se tornará seu novo modelo topo de linha.

 
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