BMW lança minivan com tração dianteira

Primeiro modelo da marca no segmento, Série 2 Active Tourer traz diversas inovações tecnológicas

Novo BMW Série 2 Active Tourer é revolucionário | Imagem: Divulgação

A BMW inaugurou sua fase de carros com tração dianteira. Para isso, a companhia alemã mostrou oficialmente o Série 2 Active Tourer, um modelo revolucionário que não apenas traz o sistema de tração mais simples como também inclui a BMW no segmento das minivans, além de inaugurar uma nova opção de motorização.

O modelo é o primeiro fabricado em série a incorporar um propulsor de três cilindros com turbo. É o 1.5 TwinPower, motorização que é configurada de maneiras diferentes para entregar de 136 cv na versão 218i, a primeira a ser lançada, até 231 cv para a versão 225i.

Na Europa, a minivan também será oferecida em uma opção diesel, esta com potência de até 150 cv.

Em relação à tração dianteira, o Série 2 Active Tourer começou a trilhar um caminho que será seguido por outros modelos da companhia nos próximos meses. A BMW afirmou que terá ao menos mais quatro lançamentos com a tecnologia em breve, enquanto a MINI, sua parceira, terá até 10 modelos na mesma plataforma.

O sistema, mais simples e barato de ser construído que um de tração traseira, sempre causou hesitação na BMW. Apesar de seus atrativos, a tração dianteira oferece pior dirigibilidade, o que poderia comprometer a áurea premium que a fabricante sempre ofereceu ao seus clientes.

Veja também: Mercedes CLA 200 chega para agradar jovens ricos

Deixando de lado tamanhas novidades e os possíveis comentários maldosos dos fãs mais puristas da marca, o Série 2 Active Tourer pode ser facilmente reconhecido como um BMW. Sua frente traz a típica identidade da companhia bávara, com a grade cromada e os faróis com dupla parábola.

Com uma carroceria monovolume, 4,34 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,56 m de altura, o Active Tourer é uma opção familiar e sofisticada, que oferece espaço e praticidade como principais atrativos aos consumidores. Um bom exemplo são seus bancos traseiros, que podem ser rebatíveis, aumentando o espaço para cargas consideravelmente.

Veja também: JAC inaugura segmento de maxivans no Brasil com o T8

Dentre os itens que o modelo oferece de série estão sistema start/stop, freio de mão eletrônico e central multimídia com acesso via touchpad. O BMW Série 2 Active Tourer ainda conta com sistema que freia o carro automaticamente em velocidades de até 40 km/h, além de sensor de mudança de faixa e acelerador automático adaptativo.

Para aumentar a dirigibilidade da minivan, a BMW oferece como opcional um pacote M Sport para a suspenção. Nele, o carro é rebaixado 10 mm em relação à versão convencional, além de contar com amortecedores adaptativos.

Outro opcional é o head-up display, aquele dispositivo que projeta informações no para-brisa, afim do motorista não precisar tirar os olhos da estrada nem para conferir a velocidade, por exemplo.

A minivan será lançada oficialmente no Salão de Genebra, evento que ocorre em março na Suíça. Enquanto isso, o modelo já pode ser encomendado no site da empresa em países como Inglaterra, onde é oferecido por preços a partir de 23 mil libras esterlinas, cerca de R$ 90 mil, e com entregas previstas para setembro.

Seu principal concorrente será o Mercedes-Benz B 200. O Série 2 Active Tour ainda deverá ter, posteriormente, uma versão com sete lugares.