BMW X1 xDrive28i adota motor 2.0 biturbo

Novo propulsor 4 cilindros gera 245 cv e substitui a opção anterior 3.0 6 cilindros aspirado

Novo BMW X1 xDrive28i | Imagem: divulgação

A versão top de linha xDrive28i do X1 está de motor novo. Saí o bloco 3.0 6 cilindros em linha aspirado e entra o 2.0 quatro cilindros biturbo com sistema de injeção direta de gasolina. Segundo a BMW, o novo propulsor gera 245 cv (13 cv a menos que o anterior) e 35 kgfm de torque (3,4 kgfm a mais), além de rodar em média 12,5 km/l, somados os ciclos urbano e rodoviário. Na versão anterior, o consumo médio ficava na casa dos 10 km/l. Apresentado no Canadá nesta quarta-feira (19), o modelo estreia nos mercados norte-americano e europeu já no próximo mês. No Brasil, o modelo ainda não tem previsão de chegada.

O motor 2.0 pode ser associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático sequencial de 8 velocidades, ambos com tração integral. De acordo com a marca alemã, o X1 com o novo conjunto mecânico acelera de 0 a 100 km/h em 6s1 (6s5 no modelo automático) e atinge a velocidade máxima de 240 km/h. Parte da linha EfficientDynamics da BMW, o modelo ainda dispõe de sistema Stop/Start para poupar combustível, que desliga o propulsor quando o veículo encontra-se parado, como em semáforos ou situações de trânsito pesado, e volta a liga-lo quando o pedal do freio é aliviado.

Tal como o X1 xDrive28i anterior, o novo também conta opcionalmente com o pacote visual da M Sports, a divisão esportiva da BMW. O kit inclui rodas de alumínio aro 17" ou 18” com desenho diferenciado, para-choques mais pronunciados e com entradas de ar maiores na peça frontal, difusor traseiro, suspensão recalibrada para o uso mais esportivo e bancos revestidos parcialmente em couro Alcantara. De série, o veículo vem equipado com sistema eletrônico de tração (DTC) e auxilio de frenagem em curvas (CBC), além de freios ABS na quatro rodas e airbag duplo frontal.