Brasil é o 2º maior mercado da Renault

Marca vendeu mais de 194 mil carros em 2011, um crescimento de 21% em relação a 2010 no país

Novo Renault Sandero | Imagem: Divulgação

A Renault divulgou nesta terça-feira (17) que o Brasil foi seu segundo maior mercado em 2011 no mundo. Com pouco mais de 194 mil unidades emplacadas no ano passado – crescimento de 21% em relação a 2010 – o país é superado apenas pela França, terra natal da montadora.

Parte dessa conquista está relacionada aos modelos Logan, Sandero e Duster – vendidos na Europa com o logo da romena Dacia – que representam mais da metade das vendas da marca. O destaque entre os três é o Duster, que foi lançado em outubro e no mês seguinte se tornou o líder do segmento, desbancando o EcoSport.

Outros modelos que apresentaram alta nas vendas foi o sedã médio Fluence, que em dezembro ficou em quarto lugar em seu segmento, com 1.824 unidades emplacadas, e a perua Mégane GT, que teve um boom nas vendas após a redução de preço e emplacou quase 10 mil unidades no ano passado.

Leia mais: Renault Duster joga poeira no EcoSport

Entretanto, na Europa a situação foi inversa. De acordo com a Renault, houve queda nos resultados do ano passado, que, em partes, foram causados tanto pela crise que assombra aquele mercado, quanto pelo tsunami que atingiu o Japão. No mundo inteiro a marca vendeu aproximadamente 2,7 milhões de veículo, fechando 2011 com alta de 3,6%.