Brasileiros valorizam a câmera de ré na hora de manobrar, diz pesquisa

Segundo estudo, sensor de estacionamento aparece em segundo lugar
Câmera de ré

Câmera de ré | Imagem: Divulgação

A Bosch, empresa que fornece diversos sistemas para a indústria automotiva, divulgou nesta quarta-feira (13) uma interessante pesquisa sobre as preferências dos brasileiros por recursos que ajudam na hora da baliza. O levantamento levou em consideração homens e mulheres com mais de 18 anos e que possuam um carro com algum desses sistemas.

De acordo com o relatório final, se tivessem que escolher um dos recursos exatos 36% dos entrevistados iriam optar pela câmera de ré pela possibilidade de visualizar a parte traseira do veículo durante a manobra. Já 31% preferem o sensor de estacionamento com algum tipo imagem gráfica e som, enquanto outros 13% consideram que o alerta sonoro já é suficiente.

Além desses itens, a pesquisa com os motoristas brasileiros também mostrou que recursos como retrovisores externos com rebatimento automático do espelho (função tilt down) e o assistente de estacionamento são lembrados pelos condutores, porém não se mostram tão indispensáveis assim na hora de manobrar.

Outra questão interessante abordada na pesquisa foi qual equipamento os motoristas optariam por instalar como acessório caso o automóvel desejado não o oferecesse de fábrica. A resposta, na ordem, contemplou os seguintes recursos: câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, GPS, central multimídia com DVD, sensor de estacionamento dianteiro, banco de couro, parafuso antifurto de rodas, entre outros.

Dos entrevistados na pesquisa, 70% informaram que recursos como a câmera de ré e o sensor de estacionamento são originais de fábrica. O sensor de estacionamento dianteiro, algo raramente oferecido, foi um item em que 89% dos entrevistados que possuiam carros com o sistema declararam que a tecnologia era original de fábrica.

A concessionária é o local mais procurado para instalação dos itens de assistência de estacionamento. Apesar disso, 30% dos entrevistados informaram que precisaram voltar ao local devido a problemas nos dispositivos, como imagem ruim, mal funcionamento ou até mesmo por prevenção (falta de confiança na instalação). A pesquisa concluiu que há uma parcela significativa insatisfeita com os dispositivos especialmente quando instalados no pós-vendas.

Também foi identificado que 23% dos entrevistados já sofreram colisão pelo mau funcionamento da câmera ou do sensor de ré. A insatisfação com os sensores dianteiro e traseiro está atrelado ao som irritante ou muito alto, reconhecimento de obstáculos que não deveria ou a falta de reconhecimento dos mesmos. Já em relação da câmera, as queixas estão relacionadas à imagem ruim à noite, falta de nitidez, atualização lenta e ângulo de visão insuficiente.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou