BYD já tem data para assumir fábrica que era da Ford na Bahia

Montadora chinesa fala que aumento de impostos para carros elétricos "é boato"
BYD Song Plus DM-i 2023

BYD Song Plus DM-i 2023 | Imagem: Divulgação

A fábrica que a Ford construiu na Bahia já tem data para chegar às mãos do novo dono. A BYD, fabricante chinesa, diz que assumirá o complexo industrial de Camaçari no próximo dia 9 de outubro em cerimônia que contará com autoridades brasileiras e executivos da empresa, inclusive a vice-presidente global Stella Li.

VEJA TAMBÉM:

A empresa já anunciou o investimento de R$ 3 bilhões para a adaptação da fábrica, que contará com linhas de montagem para 150 mil veículos por ano e um centro de desenvolvimento e pesquisa.

“Teremos o primeiro híbrido plug-in a etanol do mercado”, disse Alexandre Baldy, porta-voz e conselheiro da marca. O executivo, que foi ministro das Cidades durante o governo Michel Temer, disse que a produção deve começar no último quarto do ano que vem.

A previsão volta a ser a mesma inicial, que havia sido adiada para 2025 por causa de problemas burocráticos. O governo da Bahia teve que intervir. Com isso resolvido, volta a projeção inicial.

Baldy disse que já tem acerto com fornecedores que alguns podem também anunciar investimentos na região durante a cerimônia do próximo dia 9. 

BYD Dolphin 2024
BYD Dolphin será fabricado em Camaçari, na Bahia, a partir de 2025, de acordo com a fabricante chinesa
Imagem: Divulgação

Além do híbrido plug-in flex, a BYD vai fabricar o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus. “Em uma segunda etapa queremos ter de seis a oito modelos sendo produzidos em Camaçari”, disse Baldy.

Boatos

A pressa para começar a produção local tem nome: aumento de impostos de importação para veículos elétricos. O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, confirmou que existe essa discussão dentro do governo federal.

Baldy, no entanto, disse que por enquanto o assunto é apenas um boato e que trabalha com a continuidade da isenção na categoria. 

“Nada formal ou oficial nos foi passado pelo governo e o assunto não está inserido no programa Mobilidade Verde” disse à reportagem do Autoo. “O que sabemos, e foi dito pelo presidente Lula na China, é que o governo estaria comprometido com a descarbonização da mobilidade e que a presença de empresas como a BYD eram bem-vindas”, afirmou.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa