BYD deve assumir instalações na Bahia para produzir elétricos e híbridos

Planta de Camaçari ocupada pela Ford até 2021 deverá receber investimento de R$ 3 bilhões por parte da empresa chinesa
BYD Han 2022

BYD Han 2022 | Imagem: Divulgação

A chinesa BYD tem a intenção de ampliar seus investimentos no Brasil, segundo informado pelo Governo do Estado da Bahia. 

De acordo com a administração estadual, a BYD assinou um protocolo de intenções no último dia 27 para assumir as instalações em Camaçari onde a Ford operou, até janeiro de 2021, sua fábrica na região. 

A companhia chinesa deverá produzir no local chassis de ônibus, caminhões e automóveis de passeio com propulsão 100% elétrica. No caso dos carros, modelos com tecnologia híbrida plug-in também devem ser contemplados na iniciativa. 

O AUTOO entrou em contato com a BYD, a qual nos confirmou a informação e acrescenta que todos os detalhes serão anunciados assim que o acordo definitivo for estabelecido entre as partes. 

O governo baiano cita que o investimento será de R$ 3 bilhões, com a geração de 1.200 empregos diretos na região, os quais deverão absorver também ex-funcionários da Ford. 

A BYD tem ainda nos planos desenvolver em Camaçari uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato, componentes utilizados na produção de baterias para veículos eletrificados. A unidade em questão utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil e a produção será exportada para a China. 

BYD Tan EV
BYD Tan EV
Imagem: Divulgação

Se a instalação da BYD na Bahia for concretizada, a empresa deverá finalizar até junho de 2023 suas obras de adequação da planta de Camaçari, com duas linhas de montagem entrando em operação em setembro de 2024, de acordo com o cronograma revelado pelo poder executivo da Bahia.  

Os carros elétricos e híbridos plug-in, por sua vez, devem começar a ser produzidos na Bahia a partir de 2025.  

"A contribuição do Estado da Bahia para viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99 que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve)", cita o comunicado do governo baiano. 

"A BYD também deverá priorizar a contratação de empresas estabelecidas na Bahia para a realização das obras civis, contratação dos serviços e aquisição dos insumos necessários à implantação e operação do empreendimento, priorizando fornecedores locais e obrigando-se a disponibilizar a lista completa dos serviços a contratar e dos insumos a adquirir, o que contribuirá para o adensamento da cadeia produtiva dentro do estado", completa o comunicado. 

BYD D1 EV 2022
BYD D1 EV 2022
Imagem: Divulgação

Vale lembrar que a BYD atua no Brasil desde 2015, quando começou a produzir ônibus elétricos em Campinas (SP).

Em 2017, inaugurou no mesmo município paulista uma segunda fábrica, dessa vez para produção de módulos fotovoltaicos. 

Desde 2020, também opera sua terceira fábrica no Brasil, localizada no Polo Industrial de Manaus, a qual é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. 

No segmento de automóveis de passeio, a empresa importa ao Brasil o SUV 7 lugares Tan EV, o sedã Han EV, a van elétrica D1 EV para serviços de mobilidade e, a partir de setembro deste ano, iniciou a comercialização de seu primeiro híbrido plug-in no país, no caso o Song Plus DM-i.  

BYD Song Plus DM-i 2022
BYD Song Plus DM-i 2022
Imagem: Divulgação

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