BYD Tan é o SUV de sete lugares que talvez você nem sabia que existia
Reestilizado, jipão elétrico ganhou mais autonomia e uma lista de equipamentos recheada
A BYD é a décima marca que mais vende carros no Brasil e ganhou fama por aqui ao lançar o Dolphin, um compacto elétrico que balançou o mercado, causando uma série de reduções de preços na concorrência. Mas pouca gente sabe que o primeiro carro a chegar por aqui foi um SUV de sete lugares, o Tan, que agora foi reestilizado.
“Estamos lançando como se fosse um carro novo, porque grande parte do público não sabe que temos um SUV de sete lugares 100% elétrico aqui no Brasil”, assumiu Pablo Toledo, diretor de marketing da BYD do Brasil.
![BYD Tan EV BYD Tan EV](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/4/960_720/bydabre8-3_24042024_78399_960_720.jpg)
Então, se você não conhece, vou apresentar. Agora reestilizado, o Tan passou a contar com sete airbags, um a mais, ar-condicionado com saídas nos bancos de trás e comandos por tela touch na segunda fileira, head-up display com navegador, volante aquecido e suspensão semi ativa. O preço pedido pelo SUV é R$ 536.800.
Outro recurso é a bateria com 25% a mais de capacidade, chegando aos 108,8 kWh. Com isso, o Tan pode rodar 120 km a mais para chegar à autonomia de 430 km.
![BYD Tan EV BYD Tan EV](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/4/960_720/bydabre99-2_24042024_78400_960_720.jpg)
A bateria maior e os equipamentos extras engordaram o Tan em 200 kg, o que afetou a aceleração. A versão antiga chegava a 100 km/h em 4,4 segundos, mas passou para 4,9 s. A velocidade máxima, por outro lado, subiu de 180 km/h para 190 km/h. Não que seja ruim. São dois motores elétricos que somam 517 cv e 70 kgfm.
Ao volante, o SUV tem uma aceleração gradual no modo Eco, mas a suspensão macia para priorizar o conforto passa uma sensação de insegurança nas curvas. Por isso agora os amortecedores podem ficar mais firmes no modo Sport, resolvendo essa questão.
![BYD Tan EV BYD Tan EV](https://www.autoo.com.br/fotos/2024/4/960_720/bydabre991_24042024_78402_960_720.jpg)
Além da suspensão mais firme, a direção fica mais pesada e o acelerador mais responsivo. Com o pé fundo no acelerador, a aceleração joga o corpo do motorista para trás como em um esportivo. O curto test drive foi em um autódromo.
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