C40 inaugura migração da Volvo para futuro só elétrico

Fabricante anuncia meta de tornar-se totalmente elétrica até 2030 e confirma novidade para o Brasil
Volvo C40 Recharge

Volvo C40 Recharge | Imagem: Divulgação

A Volvo apresentou nesta terça-feira (2) um bom pacote de novidades envolvendo não só o lado corporativo, bem como envolvendo também seus produtos.

A principal notícia fica por conta da estreia global do inédito C40 Recharge, um SUV-cupê que torna-se “o primeiro modelo Volvo da história concebido exclusivamente como elétrico”.

O C40 Recharge é projetado sobre a mesma plataforma CMA aplicada em outros veículos da marca e surge como uma alternativa de proposta mais esportiva em relação ao SUV XC40.

De acordo com a Volvo, o novo C40 Recharge introduz alguns elementos que vão figurar nos próximos carros da marca, como os faróis Pixel de última geração e a estética visual da dianteira, uma referência em termos de design para os futuros elétricos da companhia. 

Volvo C40 Recharge
Volvo C40 Recharge
Imagem: Divulgação

Sem antecipar muitos detalhes técnicos, a Volvo divulgou que o C40 Recharge contará com uma combinação de dois motores elétricos, um em cada eixo, resultando em tração integral para o modelo. O modelo terá 407 cv de potência combinada e 67,3 kgfm de torque, números que sinalizam para um excelente desempenho. Com bateria principal de 78 kWh, a autonomia do C40 Recharge fica em torno de 420 km. 

A Volvo também anunciou nesta terça-feira a meta de que 50% de suas vendas globais em 2025 sejam de automóveis elétricos, com a outra metade composta por modelos híbridos. Já de 2030 em diante, a empresa vai comercializar somente carros elétricos.

Volvo C40 Recharge
Volvo C40 Recharge: primeiro veículo da marca concebido para contar apenas com propulsão elétrica
Imagem: Divulgação

Com a decisão, a Volvo confirmou para o início do segundo semestre deste ano a chegada ao Brasil do XC40 Recharge, versão totalmente elétrica do SUV de menor porte da marca. A configuração foi lançada em 2019 e traz a mesma configuração mecânica do C40 Recharge. A Volvo declara um 0 a 100 km/h de 4,9 segundos para o XC40 elétrico, uma performance notável. 

Por fim, vale citar que o inédito C40 Recharge está previsto para o Brasil, onde deverá chegar por volta de 2022.  

Volvo XC40 Recharge: versão 100 elétrica do SUV está confirmada para o Brasil
Volvo XC40 Recharge: versão 100% elétrica do SUV está confirmada para o Brasil
Imagem: Divulgação