Cada vez mais caro, Etios chega à linha 2015

Compacto da Toyota, que estreou em 2012 abaixo de R$ 30 mil, agora parte de R$ 38.380. Modelo ganhou mais conteúdo, mas visual ultrapassado segue intocado

ao todo, são oferecidas nove versões | Imagem: Toyota

Não foi desta vez que o Etios mudou para valer. Mas o compacto da Toyota, nascido para abocanhar um segmento onde a maior montadora do mundo ignorava, continua a ficar mais caro. Agora a versão hatch Etios X, com motor 1.3, custa a partir de R$ 38.380, já na linha 2015.

Para se ter idéia, quando lançou o Etios no Brasil, em outubro de 2012, a Toyota incluiu no pacote uma versão de entrada que custava R$ 29.990, mas que, como ficou claro mais tarde, era apenas um chamariz de marketing.

Mas mesmo o Etios X viu seu preço subir nesse intervalo – agora custa R$ 4,9 mil a mais que há dois anos, alta de 15%. É verdade que seu rival HB20 teve o preço reajustado em 12% no mesmo período, porém, o modelo da Hyundai vende muito mais que o Toyota, o que, pela regra de mercado, estimula a aumentos mais generosos.
Seguindo a tendência

A linha 2015 do Etios corrige um erro de estratégia da Toyota nesses dois anos de carreira. A marca japonesa ignorou recursos modernos como Bluetooth e central multimídia – na mesma época, a GM estreou o Onix já com a central MyLink.

Agora, o Etios oferece essas novidades, mas apenas em versões mais caras. A conexão Bluetooh faz parte da versão XS, que custa R$ 42.620 (hatch) ou R$ 45.190 (sedã). Já a central só é vista na nova versão topo de linha Platinum, que tem preços de R$ 49.120 (hatch) e R$ 51.780 (sedã).

Veja também: Toyota lança Etios Platinum

A Toyota também procurou melhorar a percepção de qualidade do modelo ao trazer alguns componentes do novo Corolla, jogada que outras marcas costumam fazer. Por isso, o volante do Etios agora é o mesmo do sedã médio. A fabricante também trocou o indicador de nível de combustível por um display mais claro e que incorpora um relógio digital.

Por fora, uma das poucas novidades é o repetidor de seta nos retrovisores. A parte mecânica, ponto alto do modelo, continua a mesma.

Abaixo da expectativa

Quando lançou o Etios, a Toyota esperava vender ao menos 70 mil unidades de ambas as versões de carroceria, mas conseguiu emplacar pouco mais de 62 mil carros em 2013 – este ano o número deve ser ligeiramente menor.

Embora esteja perto da capacidade nominal da fábrica de Sorocaba, o volume é pequeno comparado ao projeto final da unidade, que poderá produzir um dia até 400 mil carros. Para entender como o Etios decepcionou nas vendas é só compará-lo ao Fit, da rival Honda. Mesmo bem mais caro, o compacto versátil emplacou 40 mil carros no ano passado, contra 34 mil do Etios hatch.

Mesmo dentro da própria Toyota, o compacto faz feio: enquanto o Etios sedã vendeu 17 mil unidades em 2014, o irmão maior, mais caro e sofisticado, o Corolla, emplacou 37 mil carros ou 120% a mais. Pelo jeito, o Etios precisa bem mais do que um volante de Corolla para vender bem.

Veja preços do Etios 2015:

Etios Hatchback X: R$ 38.380,00
Etios Hatchback XS: R$ 42.620,00
Etios Hatchback XLS: R$ 46.220,00
Etios Cross: R$ 49.190,00
Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120,00
Etios Sedã: R$ 42.470,00
Etios Sedã XS: R$ 45.190,00
Etios Sedã XLS: R$ 48.880,00
Etios Platinum Sedã: R$ 51.780,00