Toyota Etios ganha série especial Platinum

Modelo é baseado na versão XLS, mais cara, e traz detalhes em couro e novas rodas exclusivas. Preço começa em R$ 47.090

Toyota Etios Sedan Platinum 2014 | Imagem: Divulgação

Sem o apelo estético de seus rivais, o Etios tem buscado agradar seus clientes com um bom conjunto mecânico e a imagem de confiabilidade da Toyota. Mas nem por isso, o compacto deixa de tentar chamar a atenção pelo visual. É o caso da série especial Platinum, que a Toyota lançou na semana passada com o objetivo de tornar o Etios mais sofisticado no estilo.

Baseada na versão XLS, a mais cara da linha, o Etios Platinum traz bancos e detalhes em couro, rodas aro 15 polegadas com desenho exclusivo, friso cromado na tampa do porta-malas, além de outros detalhes com o mesma acabamento. A série oferece ainda sensor de estacionamento traseiro.

Disponível desde o dia 18 na rede de concessionárias da Toyota, o Etios Platinum custa R$ 47.090 na versão hatch e R$ 49.790 na versão sedã – ambos usam o motor 1.5 flex de 97 cv usando etanol. Eles serão vendidos apenas nas cores preto e prata.

Vendas dentro do esperado para a Toyota

Embora tenha tentado atingir um público mais amplo no lançamento, ao disponibilizar uma versão abaixo de R$ 30 mil, a Toyota mudou de estratégia neste ano ao tornar o Etios um veículo mais caro e equipado. A série Platinum reforça essa ideia de passar uma imagem de produto superior ao compacto que, ao contrário da maior parte dos rivais, não tem motor 1.0, que o colocaria na seara de “populares”.

Veja também: Toyota e Honda preparam modelos inéditos para o Brasil

Ainda assim, o Etios Platinum é mais barato que o principal concorrente, o HB20, da Hyundai. As vendas, no entanto, não refletem essa vantagem:  até esta data, o HB20 havia emplacado 52,8 mil carros contra 16,2 mil do Etios hatchback. Já o sedã HB20S acumulava 24,2 mil exemplares ante 11,8 mil do Etios Sedan. Segundo a Toyota, o “desempenho de vendas do Etios está dentro do esperado, com os turnos da fábrica de Sorocaba totalmente ocupados”, disse ao AUTOO o presidente da marca para as Américas, Steve Angelo, em recente conversa.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise