Cadillac revela o Lyriq, seu primeiro carro elétrico

Modelo apresentado ainda como conceito, deve chegar em 2022. Entre os avanços, marca promete autonomia de quase 500 km
Cadillac Lyriq

Cadillac Lyriq | Imagem: Divulgação

Aproveitando a onda de eletrificação na General Motors, a Cadillac revelou o Lyriq, um SUV conceito que dará origem ao primeiro veículo 100% elétrico da marca de luxo. De acordo com a empresa, o modelo das imagens já está 85% pronto em relação ao que será visto em seu lançamento oficial, que deve ocorrer apenas em 2022.

O utilitário esportivo também traz elementos de design que devem nortear o visual dos carros da Cadillac no futuro. Na dianteira, destaca-se a peça mimetizando uma grade. Usando filetes em formato de chevron, ela pode ser acesa por meio da iluminação de LED. A traseira também merece atenção pela coluna C fortemente inclinada e que agrega as grandes lanternas de LED em formato de L para completar o visual único do Lyriq. Na cabine, fica o destaque para a tela que integra o painel de instrumentos e a central multimídia, com 33 polegadas.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Imagem: Divulgação

Falando especificamente do conjunto motriz, a Cadillac diz que seu novo SUV elétrico terá duas configurações: uma básica, com motor e tração traseiros, e outra mais completa, com dois motores e tração integral. O conjunto de baterias tem 100 kWh de capacidade e suporta carregamentos de corrente alternada (como em tomadas caseiras) até 19kW de potência e de corrente contínua (ultra-rápida) até 150 kW. Com isso, a marca estima uma autonomia de cerca de 480 km para a novidade.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Imagem: Divulgação

O Cadillac Lyriq utiliza o conjunto de baterias Ultium da General Motors. O design proprietário da empresa utiliza uma liga de níquel-cobalto-magnésio-alumínio. Ao empregar o alumínio no cátodo para armazenar e fornecer a corrente elétrica, a marca afirma que conseguiu reduzir em 70% o uso de metais raros, como o próprio cobalto.

Entre os equipamentos que o Lyriq deve ter disponíveis no lançamento, a Cadillac dá destaque para o Heads-up Display com realidade aumentada. Além disso, o SUV também terá capacidade de condução semi-autônoma por meio do Super Cruise, sistema da GM que mapeou cerca de 320 mil km de rodovias da América do Norte onde os modelos com tal funcionalidade podem se conduzir sem a intervenção do motorista, até mesmo em mudanças de faixa.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!