A montadora Chery pode ser assumida pelo grupo CAOA no Brasil. É o que revelou o site Infomoney, especializado em economia, nesta sexta-feira (10). A filial brasileira hoje é controlada pela própria matriz após ter sido representada por uma empresa nacional desde 2009.

Segundo o site, o grupo CAOA, hoje com vários tentáculos no mercado automobilístico, assumiria 51% da filial brasileira e envolveria não só a comercialização dos veículos como também a fábrica localizada em Jacareí, interior de São Paulo.

Atualizado em 11/11: O anúncio da parceria foi realizado na conferência global da Chery neste sábado: veja mais detalhes aqui.

Namoro recente

A negociação entre a Chery e a CAOA não é novidade. Desde 2016, as duas empresas têm negociado uma parceria, mas a ideia, conforme apurado pelo site no ano passado, era que o grupo brasileiro ficasse responsável pelas concessionárias da marca, algo parecido com o que foi feito com a Hyundai inicialmente.

Por outro lado, a matriz da montadora tem dado sinais de que pretende encontrar algum interessado em dividir os custos da operação brasileira que até hoje não se justificou. A fábrica de Jacareí, por exemplo, tem ficado muito tempo parada, seja por falta de demanda dos produtos (os compactos Celer e QQ) seja por greves promovidas com frequência.

Agora, com o fim do Inovar Auto, a Chery tem planos de lançar vários SUVs no mercado, que inclusive já são vistos em testes pelo país. Ter a CAOA à frente de negócio poderia significar uma virada estratégica importante, afinal a empresa brasileira é conhecida pela agressividade no mercado. Ao mesmo tempo, imagina-se que a sociedade com a Hyundai, que envolve inclusive a montagem local de veículos coreanos numa unidade própria em Goiás, acabará em algum momento. Desde que a Hyundai se estabeleceu no Brasil, em 2012, rumores sobre essa separação aparecem vez ou outra.

Nesse cenário, a possível associação entre Chery e CAOA pode ser um bom negócio para ambas.

 
 
Chery Celer 2015
 
Chery Celer 2015
Chery Celer 2015
Chery QQ 2016
 
Chery QQ 2016
Chery QQ 2016
Chery Tiggo 7 2018
 
Chery Tiggo 7 2018
Chery Tiggo 7 2018
Fábrica da Chery em Jacareí (SP)
 
Fábrica da Chery em Jacareí (SP)
Fábrica da Chery em Jacareí (SP)
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/