Carro desconhecido bate recorde de aceleração de 0 a 300 km/h

Venon GT, fabricado nos EUA, alcançou os três dígitos do velocímetro em 13,6 segundos

Hennessey Venon GT | Imagem: Hennessey Performance

Nem Lamborghini, Ferrari ou Bugatti, o carro mais rápido do mundo produzido em série na prova de aceleração de 0 a 300 km/h é o desconhecido Venon GT, da Hennessey Performance. O supercarro, fabricado nos Estados Unidos, alcançou os três dígitos do velocímetro em apenas 13,6 segundos – um Chevrolet Celta 1.0, como comparação, leva longos 13,8 s para chegar aos 100 km/h. O novo recorde foi homologado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, nesta semana no aeroporto de Ellington, no Texas, e desbancou o sueco Koenigsegg Agera R, outro desconhecido, com uma folga de 3,1 segundos.

Para alcançar tal velocidade em tão pouco tempo, o Venon GT, claro, possui um motor de proporções nada usuais. O carro da Hennessey pegou emprestado o motor 7.0 litros V8 do Corvette ZR1 (a versão mais “furiosa” do Corvette já produzida em 60 anos, de 700 cv) e acrescentou dois turbocompressores para alcançar 1.261 cavalos de potência e 159,7 kgfm de torque – o Celta, novamente como exemplo, tem a disposição 78 cv e 9,7 kgfm.

O tempo recorde, como explica o Guinness, foi obtido pela média de duas tomadas, nas quais o Venon GT levou 13,8 s para chegar aos 300 km/h com ventos de 6,4 km/h a favor, e depois 14,08 s com vento de 9,7 km/h contra. Segundo as regras do livro dos recordes, a marca só pode ser registrada para carros produzidos em série e conduzidos com pneus e combustível convencionais. “Este é apenas o primeiro de vários testes de validação que faremos para mostrar ao mundo do que o Venon GT é capaz”, contou o fundador da empresa, John Hennessey.

A Hennessey, fundada em 1991, é conhecida nos EUA pela preparação que faz em diversos carros, em especial modelos Corvette e Viper, deixando-os ainda mais potentes e com outro visual. Em 2012 a preparadora decidiu também se transformar em fabricante e assim criou o Venon GT, que tem tiragem limitada em apenas 29 unidades.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!