Carro desconhecido bate recorde de aceleração de 0 a 300 km/h

Venon GT, fabricado nos EUA, alcançou os três dígitos do velocímetro em 13,6 segundos

Hennessey Venon GT | Imagem: Hennessey Performance

Nem Lamborghini, Ferrari ou Bugatti, o carro mais rápido do mundo produzido em série na prova de aceleração de 0 a 300 km/h é o desconhecido Venon GT, da Hennessey Performance. O supercarro, fabricado nos Estados Unidos, alcançou os três dígitos do velocímetro em apenas 13,6 segundos – um Chevrolet Celta 1.0, como comparação, leva longos 13,8 s para chegar aos 100 km/h. O novo recorde foi homologado pelo Guinness Book, o livro dos recordes, nesta semana no aeroporto de Ellington, no Texas, e desbancou o sueco Koenigsegg Agera R, outro desconhecido, com uma folga de 3,1 segundos.

Para alcançar tal velocidade em tão pouco tempo, o Venon GT, claro, possui um motor de proporções nada usuais. O carro da Hennessey pegou emprestado o motor 7.0 litros V8 do Corvette ZR1 (a versão mais “furiosa” do Corvette já produzida em 60 anos, de 700 cv) e acrescentou dois turbocompressores para alcançar 1.261 cavalos de potência e 159,7 kgfm de torque – o Celta, novamente como exemplo, tem a disposição 78 cv e 9,7 kgfm.

O tempo recorde, como explica o Guinness, foi obtido pela média de duas tomadas, nas quais o Venon GT levou 13,8 s para chegar aos 300 km/h com ventos de 6,4 km/h a favor, e depois 14,08 s com vento de 9,7 km/h contra. Segundo as regras do livro dos recordes, a marca só pode ser registrada para carros produzidos em série e conduzidos com pneus e combustível convencionais. “Este é apenas o primeiro de vários testes de validação que faremos para mostrar ao mundo do que o Venon GT é capaz”, contou o fundador da empresa, John Hennessey.

A Hennessey, fundada em 1991, é conhecida nos EUA pela preparação que faz em diversos carros, em especial modelos Corvette e Viper, deixando-os ainda mais potentes e com outro visual. Em 2012 a preparadora decidiu também se transformar em fabricante e assim criou o Venon GT, que tem tiragem limitada em apenas 29 unidades.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas